A comunicação visual é um elemento de extrema importância dentro de qualquer empresa e todo negócio pode usar este recurso na hora de prospectar clientes. Sendo assim, a questão em torno do elemento não é apenas usá-lo, mas sim como usá-lo de forma efetiva em seu empreendimento.
Você já parou para pensar em quais fatores fazem uma marca ser conhecida e respeitada no mercado? Quais restaurantes vêm à sua mente quando te perguntam sobre fast food, por exemplo? Qual marca de refrigerante é uma das líderes de mercado? Produtos, serviços e atendimento de qualidade são bases para a construção de uma boa reputação para uma empresa, mas qual fator é fundamental na hora de se perpetuar na lembrança do consumidor?
A identidade visual é uma das primeiras impressões que o consumidor tem da marca. Ela é a forma com que sua empresa se apresenta ao público. Em um mercado acirrado, com diversas empresas atuando no mesmo segmento e vendendo produtos ou serviços similares, é necessário apostar em estratégias que diferenciam sua empresa das demais. Há quem pense que investir em comunicação visual é um gasto sem retorno, a curto prazo. Porém, a médio e longo prazo, os resultados podem ser muito satisfatórios para o negócio.
A falta de planejamento na comunicação visual pode transmitir uma imagem despreparada ou até mesmo amadora para o público. Por isso, conte com um profissional para aperfeiçoar a forma com que sua empresa se mostra para seus clientes.
Que elementos compõem a comunicação visual empresarial?
Os elementos que compõem a comunicação visual empresarial podem ser divididos em grupos:
Um dos primeiros contatos da sua marca com seu cliente é o logo, ou o símbolo da empresa. Ele deve representar os ideais, valores e conceitos da empresa. Eles se enquadram no grupo de impacto primário, que causam a primeira impressão no consumidor. Já o grupo de impacto secundário é composto pelas cores institucionais e pela tipografia determinada. Este grupo deve atuar de forma conjunta ao primeiro, para criar uma lembrança de marca. Os uniformes, acessórios e mascotes fazem parte do grupo de impacto terciário.
Os itens de comunicação visual offline presentes em uma empresa variam de acordo com o porte, segmento e nicho de mercado da qual a organização se faz presente. Mas, em geral, alguns deles são:
- Itens de sinalização: sejam eles internos ou externos. Podem ser placas, totens, letras-caixa, mapas, entre outros.);
- Uniformes;
- Frotas personalizadas;
- Papelaria (envelopes, cartões, papel timbrado);
- Outdoors e painéis;
- Faixas e banners;
- Embalagens;
- Folders, flyers e encartes.
Quanto aos itens online que fazem parte da composição, alguns deles são:
- Assinaturas de e-mails;
- E-mail marketing;
- Site;
- Redes sociais;
- E-books.
Independente do canal de abordagem, seja ele online ou offline, é necessário que o padrão de identidade visual seja respeitado para que exista um reforço na imagem a ser fixada na lembrança do público.
Vai investir em comunicação visual? Entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para sua empresa.