Os toldos está cada vez mais sendo utilizado além da cobertura contra chuva, mas também como item da comunicação visual das empresas.
Isso porque, ele sendo mais uma forma de ser visto antes de entrar no estabelecimento, você consegue impor a sua imagem e a sua marca de longe.
Assim, aproveite desse item tão conhecido pelo brasileiro e, de uma forma simples, dê uma nova cara à sua fachada.
Afinal, ao utilizar o toldo como uma forma de comunicação você estará protegendo seu cliente ou fachada em dias de tempo ruim, além de comunicar informações sobre sua marca, serviço ou produto.
Com diferentes modelos, sendo que alguns podem até ser retrátil, além dos já conhecidos toldos redondos que estão presente em lojas desde antes de serem usados como comunicação.
Então, se você pretende conhecer mais sobre esse tipo de material e como usar ele em sua comunicação, esse artigo é para você.
O que são toldos?
De forma simples, toldos são uma espécie de cobertura utilizada em áreas externas de casas e comércios.
Com uma finalidade inicial de apenas proteger a edificação contra chuva, entrada da luz solar e outros problemas – como granizo -, os toldos eram escolhas práticas para os locais.
Assim, com o passar do tempo, eles conseguiram ser adaptados para forma de comunicação visual.
Isso porque, enquanto o item está numa altura superior e consegue ser visto de uma longa distância. Assim, os toldos puderam ter o uso adaptado para tal prática.
Ou seja, as lojas que eram inicialmente utilizadas apenas como uma forma de proteção, passaram por um processo de adaptação e modernização, trazendo também um espaço para a comunicação visual.
Então, não se espante em ver os toldos trazendo mais informações que simplesmente o nome do local onde você está entrando.
Por isso, o toldo tem sido um ótimo coringa para quem tem pouco espaço para fachada, devido a escolha por proteger o ambiente.
Como os toldos são?
Existem diferentes modelos de toldos, sendo que eles são uma material muito versátil, por isso, são usados de diversas maneiras.
Além disso, os toldos são elementos da fachada que podem ser totalmente moldável da maneira que o cliente precisar.
Ou seja, com a evolução dos modelos e da tecnologia, os toldos podem ser adaptados para os diferentes usos, sem que ele tenha que manter o modelo antigo, redondo e de lona.
Assim, é comum de se ver hoje em dia os diferentes tipos de toldos que existem: o redondo, o retrátil e o triangular.
Outro ponto a ser percebido é que o toldo pode ser feito de materiais diferentes, como PVC, acrílico e lona de vinil, por exemplo.
Contudo, o mais comum é o uso de policarbonato, já que ele pode ser moldado para formas curvas ou retas, sendo bem rígido e permitindo passagem de luz através dele.
Então, no momento de escolher o material que seu toldo irá ser produzido, certifique-se que ele estará sendo de uma maneira que você consiga fazer a manutenção, além de proteger a sua edificação – sendo essa a principal função.
E para se ter ideia, toldos instalados do material e da forma correta podem ajudar até mesmo a reduzir o consumo de energia em sua edificação, já que eles possuem poder de isolante térmico.
Ou seja: durante o verão ele impede que o calor entre de forma que obrigue a ligar ar condicionado e ventiladores, enquanto no inverno impede que o calor saia.
E quais os tipos mais comuns de toldos?
Como supracitado, existem diferentes tipos de toldo que podem ser instalados em sua edificação. Alguns deles podem ser feitos de maneiras diferentes, além de ser utilizado como o sistema de proteção da edificação.
Então, conheça os tipos mais comuns:
- fixo;
- articulado;
- retrátil;
- capô;
- embutido;
- piramidal;
- pergolado;
- para varanda.
Como usar o toldo na comunicação visual?
Bem, como você já imagina, os toldos podem ser usados como espaços comerciais. Ou seja, além da proteção para os usuários e para a edificação, você também pode usar como um material de vendas.
Para isso, é necessário entender que o toldo precisa atrair os clientes, tanto quanto a própria fachada do comércio, mas sem mudar as cores e identidade do negócio.
Outro ponto a se notar também é que o toldo não deve atrapalhar a altura de entrada dos clientes. Por isso, você deve estar sempre atento a isso.
Os melhores modelos para as áreas comerciais são os retráteis, sanfonados, enroláveis, com braços articulados, capota e fixos. Além disso, decidir se o toldo terá algo escrito também é fundamental. Neste caso, adicionar um letreiro no material é uma ótima opção.
Por fim, escolha o toldo que mais combina com a fachada do comércio, bem como o material que mais agrada visualmente os consumidores e que trará as funcionalidades necessárias para o seu negócio.
Se você pretende utilizar toldos na sua comunicação visual, venha para a 3D Comunicação. Aqui temos diversos modelos de toldos que podem ser personalizado do modo que você precisar para a sua empresa.
Veja mais: