Tipos de papeis corretos para cada impressão

Características do papel que influenciam a impressão

Ao enviar um item para a impressão, você pode ter notado algumas diferenças em relação ao arquivo virtual e o impresso. Ter uma impressão de qualidade envolve diversos fatores, e um dos mais importantes é a qualidade e tipo de papel utilizado.

Escolher o papel certo para cada tipo de impresso é uma tarefa muitas vezes negligenciada, que interfere diretamente no resultado final. Existe um tipo de papel para cada material – um papel certo para folders, outro para cartão de visita, por exemplo.

Para conseguir escolher o papel certo, existem quatro características responsáveis pela influência no papel.

Formato

A forma do papel é um fator importante, sabendo o tamanho exato é possível evitar o desperdício, gastar menos dinheiro e garantir um resultado satisfatório economicamente.

Peso

A gramatura de um papel é um aspecto decisivo para sua escolha. Papeis mais pesados, e consequentemente mais duros, são escolhidos para cartões, e os mais finos e leves são usados em folhetos. E não se esqueça: quanto menor a gramatura, mais transparente é o papel.

Textura

O papel pode ser liso ou poroso e isso influencia muito o resultado da impressão. O papel liso é recomendado para imagens detalhadas pois traz maior nitidez, já o poroso pode não reproduzir tantos detalhes, mas dá um aspecto mais sofisticado ao material.

Cor

Por fim, a cor do papel também altera muito a impressão, pois as cores sairão mais diferentes do que o desejado.

Antes de realizar a impressão, é importante lembrar que o planejamento e escolha prévia do papel é um fator determinante para ter sempre os melhores resultados!