Como escolher o ponto de venda ideal para o seu negócio? [P.3]

Foto/Reprodução: Rua comercial. Via: Jase Bloor – Unsplash

Em nossos posts anteriores, você pôde criar uma base e desenvolver seus conhecimentos sobre as principais questões a serem levadas ao escolher um ponto de venda para fazer com que seu negócio se fortaleça no mercado e cresça de acordo como você planeja. 

Agora que você já é quase um expert, confira os últimos pontos a serem avaliados com um bônus em forma de checklist para o seu ponto de venda em perspectiva! 

 

Pronto para para fazer uma escolha excelente? 

 

Saiba como escolher o ponto de venda ideal para o seu negócio

 

8. Crescimento da região

A evolução do bairro também integra a nossa lista de dicas sobre como escolher o ponto comercial.

O potencial crescimento do bairro selecionado também não pode ficar de fora da sua lista de requisitos. Vislumbrar possíveis mudanças, crescimento e desvalorização do local, também são algumas das características que precisam e devem ser levadas em conta.

Mas como e onde obter informações como essas?

É simples. Basta recorrer a órgãos oficiais de informação, como a Secretaria de Planejamento da prefeitura da sua cidade. Eles conseguem lhe informar sobre futuras reformas, ampliações e adaptações das vias ao redor, como construções de viadutos, ciclovias e etc.  

9. Custo: o ponto dos seus sonhos cabe no orçamento?

Antes de bater o martelo e assumir a responsabilidade sobre um ponto comercial, é essencial se certificar de que o orçamento para locação do mesmo coincide com o valor disponível para o investimento. Além disso, é preciso analisar se esse custo é condizente com o prazo de retorno financeiro que você espera.

Veja também: Que detalhes você NÃO pode errar no design de sua loja 

Coloque tudo na ponta do lápis. Os gastos com as instalações, possíveis reformas, design de interiores, mobília, entre outras. Nada pode ficar de fora do seu planejamento financeiro!  

Foto/Reprodução: Investimento financeiro destinado ao ponto de venda. Via: pikisuperstar – Freepik

Pesquise sobre o preço dos aluguéis na região. É importante saber se o valor que está sendo cobrado para o ponto desejado é justo e ainda se existem ofertas semelhantes por perto para negociar o local por um valor mais baixo.

E o mais importante: Nunca feche com o primeiro local que encontrar. É necessário realizar pesquisas. 

Não se frustre caso não dê certo em um local que você desejava bastante. Mas adiante, você poderá encontrar outro até melhor e por um preço mais competitivo. E, mesmo quando estiver perto de bater o martelo, tenha sempre uma segunda opção, afinal, uma negociação desse tipo não depende apenas de você.

10. Momento Checklist

Se você chegou até aqui, muito provavelmente já aprendeu bastante sobre todas as características que seu ponto comercial ideal deve possuir. Então, para garantir que você faça a escolha certa, trouxemos um checklist para comprovar que você não esqueça nenhum dos itens essenciais para encontrar muito sucesso nessa nova empreitada.

Vamos lá?

Pegue agenda eletrônica ou de papel e responda às seguintes questões para saber se os locais escolhidos têm tudo de que você precisa:

  1. Seu público-alvo está presente na região escolhida?
  2. O ponto possui boa visibilidade? O quanto isso pesa para o tipo de produto ou serviço que você oferece?
  3. O local é acessível para pessoas que desejam chegar de carro, a pé, com  transporte público e bicicleta?
  4. Há estacionamento no local ou próximo que possa ser veiculado ao ponto comercial?
  5. Há alto fluxo de pedestres e veículos na região? Existem locais ao redor que atraem um grande número de pessoas?  
  6. O posicionamento do imóvel na quadra contribui com o perfil do seu negócio?

 

  1. As lojas ao redor do imóvel são complementares ao seu produto/serviço?
  2. Existem concorrentes diretos e indiretos por perto? Dentro de sua estratégia, é melhor estar perto ou longe dos concorrentes?
  3. O valor do imóvel cabe no seu orçamento e no seu plano de expansão de lojas?
  4. Que fatores podem mudar o perfil da região nos anos seguintes?

Agora que você já aprendeu a escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio, crie uma lista de avaliação para colocar as opções em pauta. Estude-as e se necessário volte a estaca 0, caso as  as opções encontradas não se encaixam exatamente no que você necessita e pode investir no momento. 

Apenas dessa forma você garantirá uma grande chance de que seu negócio seja bem sucedido.

Gostou dessas dicas? Deixe sua opinião!

E não se esqueça, para estar sempre por dentro das melhores dicas, notícias e novidades do mercado do empreendedorismo, e comunicação, acompanhe nosso blog

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.