poluição visual 3d comunicação visual

Como evitar a poluição visual

Sem dúvida, você já deve ter visto um flyer ou qualquer outro produto de design e percebido certo desconforto ao observá-lo. Isso, na maioria das vezes, não é causado pelo conteúdo em si, mas por aquilo que o compõe visualmente (sejam as fontes do texto, as cores utilizadas ou as imagens). Isso, nada mais é do que a poluição visual.

Se você quer descobrir como evitar, de uma vez por todas, a poluição na sua identidade visual, então veio ao lugar certo! A seguir, damos algumas dicas do que não fazer para ter o melhor resultado possível. Continue a leitura para descobrir!

Afinal, o que é poluição visual?

A poluição visual é explicada pelo excesso de informações presentes em um determinado ambiente. Esse exagero pode ser causado por uma série de erros que, consequentemente, afetam o resultado das suas ações de comunicação.

Quando falamos de comunicação visual, a poluição pode se dar pelo excesso de produtos ou mercadorias em exposição, pelo uso errôneo de cores, tamanhos, formatos, luzes e elementos presentes na composição.

É importante lembrar que o público quer informação e isso precisa ser feito de forma rápida e fácil. Portanto, aposte em uma identidade simples, com conteúdos sucintos. O objetivo é fazer com que o seu cliente entenda a mensagem com apenas um olhar. 

Quanto mais elemento existir em um material, mais fácil fica do seu público-alvo se perder nele e não entender a mensagem. O segredo, portanto, é um design limpo.

Muitas pessoas, por exemplo, acreditam que para ter uma vitrine atrativa é necessário expor muitos produtos e, assim, atrair a atenção do consumidor. Porém, o efeito pode ser o oposto do desejado.

Vitrines e peças de comunicação com elementos utilizados de forma excessiva e  desarmônica geram desconforto visual no público. Em meio a tantas informações, é difícil direcionar a atenção do consumidor para um foco específico.

Como, então, acertar na comunicação visual?

Como dissemos anteriormente, quanto mais opções estiverem à vista do consumidor, mais indeciso ele ficará. Fato que pode diminuir a possibilidade de compra. Podemos concluir, portanto, que nesse caso menos é sempre mais. 

O primeiro passo para elaborar qualquer material é pensar na informação que você quer transmitir. Depois disso, é necessário planejar a melhor maneira de trabalhar com ela, de forma a deixá-la em destaque. Essa vai ser a primeira coisa que todos vão olhar? Se a resposta for negativa, repense sua estratégia.

Você já ouviu falar em “respiro”? Ele nada mais é do que um espaço vazio deixado em um material de design (seja ele um flyer, uma arte de rede social ou até mesmo uma vitrine). Esse espaço é estrategicamente pensado, para valorizar os outros elementos e informações. 

Quer garantir que seu negócio tem uma identidade visual e um manual de marca consolidados? Então não deixe de investir em uma comunicação livre de poluição visual. Aqui na 3D Comunicação Visual contamos com soluções criativas para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.