Fachada colorida

Como usar as cores na fachada

Você sabia que, usando cores na fachada, você pode indicar o que sua marca representa antes mesmo de mostrar seu produto? Sim, existem algumas cores que indicam o tipo de produto que você pode vender.

Se você ainda não está acreditando, podemos dar um exemplo muito simples: a soma de três cores comuns como branco, azul e vermelho pode não parecer muito, mas geralmente é usada em farmácias.

Existem cores também que são utilizadas e que remetem a certos produtos, como o vermelho para alimentação, amarelos para ações, verde para itens que podem remeter a natureza e azul para cuidados e saúde.

Para se ter ideia, uma pesquisa revelou que 92% das pessoas afirmaram que aspectos visuais – cores, designer e forma – influenciam mais na compra do que gostos e cheiros. 

Segundo esse mesmo estudo, as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto em até 90 segundos da visualização inicial. Além disso, as cores podem melhorar a leitura e o aprendizado do usuário.

Então, esteja preparado para escolher suas cores e, assim, sair na frente da sua concorrência, colocando as cores certas na sua fachada.

 

Qual a diferença de usar cores na fachada?

Com a escolha correta para sua fachada, você conseguirá influenciar cada vez mais a escolha dos seus clientes, crescendo mais ainda suas vendas.

Assim, além de uma fachada em ACM para conseguir ter sua visualização ainda mais bonita, a combinação das cores corretas com o seu produto consegue fazer você se diferenciar mais ainda de seus concorrentes.

Ou seja, antes de montar sua fachada, esteja consciente de como você quer se apresentar visualmente.

Tendo cores definidas de acordo com a identidade que você pretende dar a sua marca, já que no estudo da psicologia das cores – que é o centro da teoria das cores no marketing – é percebido como o cérebro humano reage a determinados tipos de cores isoladas ou combinadas.

Então, mais uma vez, a gente vai falar sobre qual a identidade que você quer passar. Não adianta nada  você querer simplesmente somar cores que são harmônicas entre elas, mas não saber o sentido que você quer passar para seu cliente.

 

Mas, na prática, funciona?

Você duvida? Sairemos do marketing por algumas linhas para você perceber a composição da teoria das cores em uma série muito famosa: Breaking Bad.

Para quem não conhece, o enredo da série gira em torno de um professor que descobre ter câncer e, para pagar o tratamento, vai para meios errados para juntar dinheiro com ajuda de um ex-aluno.

Durante a série, com os personagens sendo desenvolvidos, as cores das roupas deles vão mudando de acordo com a personalidade ou problemas que vão acontecendo.

Assim, o personagem principal vai do branco leve às cores escuras com o passar do tempo, tendo seus problemas aumentando e dificultando a sua vida.

O mesmo acontece com a esposa do personagem principal. Enquanto no começo da série ela usa tons de azul, com a esperança da vida melhorar, durante a série ela chega aos tons escuros no final, mostrando que os problemas mudaram ela.

Outro exemplo de uso de cores para desenvolver um personagem ou mostrar a diferença de um acontecimento. Na grande franquia de filmes de ação “Velozes e Furiosos”, a morte de Paul Walker, um dos atores principais, teve que gerar alterações no roteiro e nas gravações. 

Isso acontece porque o ator acabou falecendo em um acidente durante as gravações. Com isso, as cenas gravadas após seu falecimento sempre contava com algum personagem usando tons leves, como branco ou azul, como uma forma de homenagem.

 

E como funciona a psicologia das cores?

Então, aí vem a parte mais difícil, porém mais importante do conceito criado. Preste atenção nessa parte para, no futuro, não ter que fazer um rebranding ou alteração das cores.

Em tese, cada cor passa uma sensação, uma emoção ou uma percepção para nosso cerebro. Dessa forma, escolher as corretas pode ajudar você a ser lembrado pelas cores, antes do seu produto.

Obviamente, tudo que passamos aqui passou pelo estudo, mas não significa que você deve fazer o que é dito. às vezes seu objetivo pode ser atendido mesmo sem você “obedecer” o estudo.

Então, entenda os principais usos e sentimentos de cada cor e, dessa forma, agregue mais pessoas ao seu produto. 

Mais uma vez, temos que salientar que o estudo indica os melhores usos para as cores, mas não é uma regra obrigatória. Até porque, uma mesma cor isolada tem mais de um sentimento e, mesmo combinada com outra cor, não significa que todos os usos terão o mesmo sentido.

 

Azul

O azul é a cor que, segundo o estudo realizado pela socióloga Eva Heller, mais pessoas apontam como a sua cor favorita e, apenas 2% das pessoas apontam como sua cor que menos gostam.

Por isso, o azul é uma das cores mais utilizadas por empresas, já que usamos de nossa preferência pessoal na hora de escolher os tons.

Mas, o azul é muito usado para expressar a paz, harmonia, leveza e espiritualidade. Além disso, tons escuros de azul passam a ideia de seriedade e confiança.

 

Verde

O verde é a cor que remete a natureza e, por isso, é remetido a vida, esperança, saúde e renovação. Mas, apesar disso, também remete a prosperidade e crescimento. 

Podendo ser usado de uma forma mais neutra, o verde escuro é um tom usado para manter a vista focada nele por mais tempo, lembrando um quadro negro.

 

Amarelo

O amarelo é uma cor associada ao otimismo e à alegria, principalmente por ser lembrada pelo Sol. Ao ser usada por restaurantes, somando com a cor vermelha, ela é uma forma de estimular o apetite.

Porém, o amarelo também é lembrado por causar atenção ou cuidado e, assim, sendo usado para chamar atenção em promoções.

 

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais fortes que tem e, por isso, tem mais de um significado. Ele representa o fogo, o sangue e a paixão em diversas culturas, mas também é usado para alerta ou urgência.

No marketing, geralmente o vermelho é utilizado em restaurantes para representar a fome e a rapidez.

 

Preto

O preto é uma cor que representa coisas diferentes para cada idade. Enquanto os jovens conseguem associá-la ao poder e sofisticação, os mais antigos relembram a morte. 

Assim, usar essa cor combinada com outras pode ter um significado ainda maior, já que o preto pode relembrar tanto força quanto algo mais sofisticado. Muitas lojas de luxo utilizam o preto.

 

Branco

O branco é ligado a sentimentos positivos, como pureza, leveza, limpeza e inocência. Por ser uma fácil de ser combinada com quase todas, é muito comum ser usada para equilibrar as outras.

 

 

Agora, caso você tenha dúvidas de como utilizar as cores, pode comparecer aqui na 3D Comunicação e contar com nossa ajuda para auxiliar na escolha das cores para sua fachada.

 

Veja também:
Como usar o ACM em minha comunicação visual