Comunicação empresarial interna: O que é e qual sua importância?

A comunicação interna de uma organização é um fator de interação fundamental entre empresa e colaboradores, bem como dos funcionários entre si. 

Quando pensamos em ações de marketing e comunicação, o primeiro público que nos vêm em mente são os externos.

Correto?

Os clientes em perspectiva.

Diversas empresas têm isso em mente e o que ocorre, muitas vezes em ocorrência disso, são diversos problemas dentro das organizações que poderiam ser solucionados de maneiras simples na maioria das vezes. 

Afinal, é essencial lembrar dos responsáveis por fazer com que as engrenagens de uma empresa funcionem.

Como tal, é imprescindível priorizar a atenção e direção adequada aos colaboradores.  

Sem uma boa comunicação com eles, suas estratégias dificilmente alcançarão os resultados desejados. 

Ou você realmente acredita que um funcionário perdido e desmotivado será produtivo?

Diversas questões assim como estas podem ser solucionadas ou mesmo minimizadas por meio de uma comunicação interna e empresarial adequadas.

Trata-se de ferramentas indispensáveis para organizações que reconhecem a necessidade de possuir colaboradores engajados em alcançar seus objetivos.

Quer saber mais sobre essas ferramentas e quais são os benefícios alcançados ao colocá-las em prática em seu negócio? 

Então acompanhe o texto a seguir. 

O que é comunicação empresarial interna?  

A comunicação interna é uma área da comunicação integrada que tem por objetivo direcionar suas ações aos colaboradores de uma empresa.

Trata-se da transmissão e do compartilhamento de informações importantes e estratégicas em um ambiente corporativo.

A comunicação empresarial pode ser feitas tanto de forma horizontal, ou seja, entre colaboradores de mesmo nível hierárquico, bem como de forma vertical, entre gestores e/ou supervisores e demais funcionários. 

E do que se trata essas informações? 

Vão de missão e visão da empresa aos objetivos organizacionais de uma equipe de funcionários específica que possui uma meta ou objetivo. A comunicação empresarial tem por função primordial manter a equipe de colaboradores inteirados dos objetivos e causas da empresa. 

Com isso, são estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa defende e acredita. 

Para que isso aconteça, é essencial que o relacionamento entre os profissionais envolvidos seja objetivo, empático e sempre o mais transparente possível. 

Veja também: Como escolher o ponto de venda ideal para o seu negócio

Escolha as melhores ferramentas

Para colocar em prática o plano de comunicação empresarial interna de sua organização, comece verificando quais são as ferramentas disponíveis para uso em suas empresa e quais delas são acessíveis e eficientes entre seus colaboradores.  

A comunicação pode ser tanto escrita, como oral ou audiovisual, dependendo do contexto mais apropriado para cada circunstância e/ou organização.

Dentre as principais ferramentas, destacam-se:

Reuniões

Se você possui uma equipe pequena de funcionários, reuniões podem ser bastante efetivas toda vez que uma informação precisar ser passada de imediato para todos.

É extremamente importante valorizar esse recurso e fazê-lo de forma estratégica e não repetida sempre que quaisquer assuntos tenham que ser tratados.

O excesso de reuniões pode se tornar cansativo, com o tempo os funcionários não darão o mesmo valor e credibilidade a elas.

E mais: Conheça a importância e os benefícios de investir em um outdoor

Manual de conduta e boas-vindas da empresa

É um material que apresenta informações, interesses e visão da empresa e tem por objetivo fazer com que colaboradores sintam identificação pela empresa e estejam mais integrados. 

E-mail

A ferramenta que se adéqua aos mais diversos tamanhos de empresa, informa, registra e ainda serve como garantia para evitar furos de informação.  

Caixa de sugestões

Uma excelente e muito simples solução para incentivar a participação da equipe e conhecer problemas que muitas vezes passam desapercebido do conhecimento dos gestores. 

Jornal impresso da empresa

Está opção já foi muito utilizada e mesmo hoje com a preferência por plataformas e veículos digitais, ele ainda é utilizado em muitas empresas.

O jornal interno é uma excelente plataforma para divulgar notícias que cercam a empresa.

O jornal pode ser enviado para a casa do colaborador, fomentando o espírito de integração, pode ser distribuídos pelos murais da organização ou mesmo entregues na empresa. 

A importância da comunicação empresarial em uma organização

Será que empregar uma comunicação empresarial adequada em minha empresa, faz mesmo diferença? 

Para que você entenda a relevância da comunicação empresarial interna e possa avaliar de fato se são importantes e poderão trazer vantagens a sua empresa, elencamos algumas das características e benefícios trazidos por ela em uma organização. 

Confira em nosso post a seguir.

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.