Comunicação Interna 3D Comunicação Visual

Por que investir em comunicação interna na sua empresa?

Quando falamos sobre investimentos em comunicação empresarial é comum nos atentarmos mais às ações e elementos externos como fachadas, materiais de papelaria, divulgação… Com isso, muitos gestores deixam de lado um ponto importante na construção da imagem de uma empresa: a comunicação interna.

Aquilo que sua empresa mostra para o mundo deve ser compatível com seu interior. A comunicação interna é essencial na hora de criar essa similaridade. Afinal, os colaboradores de uma instituição são seus representantes.

Assim como a comunicação externa, a interna está diretamente ligada ao fortalecimento de uma marca e a seu fluxo de caixa.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é composta por ações planejadas, que visam atingir a parte interior da empresa, o operacional. Ela serve para melhorar o ambiente de trabalho e para alinhar as diretrizes da organização.

Os colaboradores são o público que tem a maior proximidade com a empresa. A comunicação interna funciona como uma bússola e direciona o colaborador para as ações que serão mais positivas dentro da empresa.

Se feita de forma correta e planejada, a comunicação interna ajuda na produtividade dos setores, melhora o ambiente de trabalho e gera lucro para a empresa.

De que forma a comunicação interna pode ser implantada?

Comece com planejamento. É importante ter o posicionamento da empresa definido para estabelecer metas e traçar um plano que seja eficiente para a organização.

Fique atento aos canais de comunicação informais – a chamada rádio-peão. É importante que a empresa tenha um posicionamento sobre assuntos internos perante seus funcionários antes que boatos se espalhem. Para isso, estabeleça canais para manter o diálogo com os colaboradores e também entre setores.

A comunicação precisa ser feita de forma simples e eficaz. Encontre a maneira que mais combina com sua empresa para os comunicados: folhetos, impressos, intranet, grupos em redes sociais…

Invista também nos materiais de comunicação interna, como placas de orientação, quadros e murais.

Conte sempre com profissionais para planejar a melhor estratégia para sua empresa.

Quais os benefícios da comunicação interna?

Quando implantada, a comunicação interna pode trazer benefícios como diminuição de rumores e boatos entre colaboradores, aumento da produtividade, maior sentimento de pertencimento à organização, maior engajamento por parte dos funcionários, abertura para dúvidas e sugestões, além de melhorar a produtividade.  

Gostou da ideia? A 3D oferece todos os materiais necessários para uma boa comunicação interna, peças fundamentais para a estruturação da empresa e organização de seus funcionários. Conte conosco!

 

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.