comunicação visual e vendas, conheça relação.

Comunicação visual e vendas: qual é a relação entre ambas?

Criar uma comunicação visual eficiente é essencial para a sua empresa, e isso você já sabe. Mas será que comunicação visual e vendas têm uma relação direta? Bom, já de início a gente vai contar a resposta para você: sim! E muito!

Imagine que você está andando na rua de uma cidade que você acabou de conhecer a procura de um restaurante. Até que chega a um local que possui dois restaurantes com a mesma faixa de preço, lado a lado. O primeiro, possui uma fachada super carregada, com muitas cores contrastantes que não combinam, fontes desalinhadas e pouca clareza nas informações.

O segundo possui um visual muito simpático, uma fachada que conversa com todo o restante da identidade visual do restaurante. Você consegue ver que cada detalhe foi pensado para que o cliente se sinta convidado a entrar e depois disso, se sinta bem no local. Percebeu a diferença? Em qual deles você escolheria entrar?

Por que a comunicação visual e as vendas têm tudo a ver?

Bom, no exemplo acima já deu pra entender que quando a gente planeja e investe numa boa comunicação visual, é possível chamar a atenção do cliente. De acordo com uma pesquisa do Sebrae de São Paulo, uma comunicação visual eficiente pode ampliar as vendas em até 40%.

E não é apenas na fachada externa que ela pode te ajudar! Dentro do seu ponto de venda (PDV), quanto mais você deixar a sua comunicação e o que você quer transmitir de forma clara, mais o seu cliente vai se sentir conectado com você, vai se sentir bem e acolhido e vai querer voltar mais vezes.

Vamos, novamente, exemplificar! Se você resolve fazer uma sessão promocional no seu PDV, mas coloca um aviso pequenininho, escondido lá no canto a probabilidade de o seu cliente ver é bem mais baixa, não é mesmo? 

Mas se você investe numa placa bem posicionada, nas cores da sua marca, o cliente vai entrar na sua loja e já vai saber que tem uma promoção rolando. E, a partir disso, ele vai poder escolher se ele quer ver esses produtos ou não.

garota-animada-olhando-para-a-vitrine-durante-as-compras-de-inverno- via gpoitstudio freepik

Agora, se o seu cliente entra na sua loja pela primeira vez, sua experiência não deve ser prejudicada. Ele precisa saber, no momento em que ele entra, onde fica cada coisa. Onde é o caixa, onde é o provador, o banheiro. Tudo precisa ser claro e tudo precisa se conectar. Com você, com a sua marca, com a sua comunicação, com o seu estilo.

Não é apenas sobre comunicação visual

A comunicação visual por si só, isolada de outras ações, aumenta as vendas? Já vimos que sim. Mas queremos ressaltar aqui a importância da integração.

É claro que essa é uma parte essencial, mas é preciso que essas ações estejam integradas com o marketing, com a equipe de vendas, mídia on e off, etc. Negócio é planejamento e integração. Empreender é investir no que deu certo e aprender com o que não deu. 

E então, o que achou do nosso assunto de hoje? Sua marca já investe em comunicação visual integrada a outras ações? 

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre as vantagens de um totem em um estabelecimento comercial.

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.