Comunicação Visual

Comunicação visual mais eficaz

A comunicação visual é uma das principais ferramentas para se investir quando a empresa pretende entrar no mercado, além de fortalecer sua marca e conquistar um público fiel.

Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de criar as estratégias de comunicação para o seu negócio.

Existem vários meios de uma empresa investir em comunicação visual, mas nesse artigo vamos falar dos principais, que são: fachadas, comunicação interna, outdoor, personalização da frota, toldos, adesivos e totens.

 

O que é comunicação visual


É basicamente qualquer forma de se comunicar visualmente.
O termo comunicação visual está relacionado ao meio de comunicação, ou troca de informação, que é utilizado para informar, educar ou convencer uma pessoa ou um determinado grupo.

Portanto, toda a estratégia de comunicação que usa elementos visuais, visando veicular a mensagem, pode ser considerada uma forma de comunicação visual.

A comunicação visual é considerada uma das áreas mais importantes do marketing, pois utiliza cores, formas, imagens e vários outros elementos para caracterizar a marca e fidelizar os clientes.

Como um dos maiores desafios de qualquer empresa é conquistar clientes fiéis e se estabelecer no mercado, é preciso estar atento aos conceitos, cultura, missão e valores da empresa antes de criar uma identidade visual e forma em que irá se comunicar com o seu público.

Por que ter uma boa comunicação visual?

O principal objetivo da comunicação visual é mostrar para o seu cliente, ou futuro cliente, o que sua marca tem de melhor. Para que isso fique claro, a melhor opção é fazer com que ele tenha essa experiência de forma visual.

Investir em comunicação visual irá trazer vários benefícios para sua marca, entre eles:
– atenção imediata do seu público – o uso de imagens é a forma mais impactante e eficiente de transmitir a mensagem.
– Fortalecimento da marca – quando se impacta uma pessoa de forma visual e imediata, consequentemente ela irá se engajar com  a sua marca e, aos poucos, se fidelizando à ela.

– Engajamento – como os meios de comunicação visual tendem a chamar mais a atenção das pessoas, e, se desenvolvida de forma eficaz, irá engajar mais os clientes, melhorando a imagem que eles têm da marca, além de aumentar as vendas.

– Credibilidade – a gente sempre se sente mais seguro e confiante quando conseguimos ver o produto que estamos querendo comprar, não é mesmo? O uso da comunicação visual para vender seus produtos irá aumentar a credibilidade e segurança que o público terá antes de fazer a compra.

– Destaque entre a concorrência – no momento que sua empresa gera informações que são percebidas e compreendidas entre o seu público, ela acaba ganhando espaço e destaque no mercado que ela atua. Entre os maiores impactos diante a concorrência, podemos destacar: ser autoridade no assunto, atrair e fidelizar clientes, melhorar o relacionamento com seu público e aumentar as vendas.

Quais são os meios de comunicação visual mais utilizados

A comunicação por meio de imagens é mais antiga do que podemos imaginar, pois ela esteve presente mesmo antes das pessoas se comunicarem por escrita e fala.

Portanto, com a modernidade dos meios de comunicação e a redução do tempo das pessoas, as formas de se comunicar também passaram por mudanças. Vamos conferir as principais formas de se comunicar visualmente.



1 – Fachada

As fachadas comerciais atuam como um veículo de comunicação, onde são transmitidas as mensagens da marca para as pessoas antes mesmo delas conhecerem a empresa.

Uma boa fachada irá atrair o público até mesmo quando a empresa estiver fechada. Por isso, ela deve comunicar o que a empresa é, o que ela vende e quais seus valores.

A função da fachada é chamar a atenção de uma pessoa de longe e fazer com que os consumidores se sintam atraídos e com vontade de entrar no estabelecimento

 

Existem vários tipos de fachada, entre elas estão:
– Fachadas em ACM (Aluminium Composite Material), também conhecida como alumínio composto.
– Rústica – geralmente feitas de madeiras ou com materiais com estilo vintage e retrô.
– Ecológicas – utilizam técnicas sustentáveis como plantas, por exemplo.
– Metálicas – geralmente são feitas de ferro ou alumínio.
– Ventiladas – oferecem conforto térmico ao local;
– Letra Caixa – muitas vezes são usadas juntamente com luzes e neon e trazem bastante destaque a fachada.
– Lona –  é o tipo de fachada mais popular e que não precisa de um grande investimento financeiro.

Para você saber mais sobre fachadas, clique AQUI

 

2 – Comunicação interna

De nada adianta comunicar seu público externo, se o seu público interno não está engajado na marca e na identidade visual da empresa. O foco da empresa, assim como seus objetivos devem ser apresentados para seus colaboradores.

A comunicação interna faz parte da identidade corporativa e visual da marca e precisa contar com esses recursos.

A comunicação visual de uma empresa acontece quando a sua identidade é aplicada no mobiliário, nas paredes, portas, nas cores, sinalização e no estilo de decoração do ambiente interno de uma empresa.

O grande objetivo é disseminar a cultura corporativa e aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa.


3 – Outdoor

O outdoor é um tipo de publicidade externa e um elemento importante da comunicação visual. Ele geralmente é encontrado em estradas, fachadas de prédios, centros urbanos e posicionado estrategicamente em locais em que o público-alvo da empresa circula.

Uma das principais vantagens dos outdoors é que eles são vistos por milhares de pessoas diariamente.

 

4 – Personalização da frota

A personalização da frota é uma estratégia de marketing e de comunicação visual que vai além de deixar os carros com a cara da empresa. É uma forma de levar a marca para vários locais, principalmente quando está realizando um trabalho ou serviço.

Visualmente falando, é uma ótima forma de fixar a imagem de forma visual e um ótimo custo x benefício.

Para saber mais sobre a personalização da frota, clique AQUI.

 

5 – Toldos

Além de proteger das ações do tempo como sol, chuva e vento, os toldos são ótimas ferramentas de comunicação visual para a sua empresa.

Nele você pode trabalhar cores, logotipo e características visuais da empresa. O principal é entender que o toldo irá servir para atrair os clientes em conjunto com a fachada do estabelecimento.

Para saber mais sobre os tipos de toldos usados na comunicação visual, clique AQUI.

 

6 – Adesivos

Os adesivos estão em todas as partes, em vitrines, portas de entrada e saída, paredes, balcões e servem para comunicar e decorar os ambientes.

Como forma de comunicação visual, os adesivos, além de práticos, são muito eficientes, pois possibilita uma personificação da empresa com possibilidades de estilos, recortes e formatos.

Na comunicação visual, os adesivos podem ser utilizados em: fachadas e interior de lojas, paredes internas, murais e banners.

Para saber mais sobre adesivos, clique AQUI.

7 – Totens

Totem é um objeto utilizado com o símbolo sagrado, na sua definição original, pois é proveniente de tribos indígenas da América do Norte. Os totens publicitários recebem esse nome pela semelhança do formato.

Na comunicação visual, os totens são usados para identificação de marca e podem ser aplicados em vários negócios por serem altamente versáteis.

As empresas podem fazer sua comunicação através de cores personalizadas, adesivos de identificação de logotipos, entre outros. Eles são feitos de materiais como PVC, ACM, inox e acrílico, basta escolher o que mais tem a cara da sua marca.

Para saber mais sobre totens, clique AQUI.

Conclusão

Em suma, a comunicação visual é uma chave importante para se tornar conhecido e fidelizar sua marca. Portanto, escolha uma empresa que tenha condições de apresentar formas variadas e eficazes para o seu negócio.

Fale com a 3d Comunicação Visual que eles terão toda a experiência para apresentar a melhor ferramenta para sua empresa.


Veja também:

Leve sua marca para todos os lugares como uma frota personalizada