As cores estão presentes por onde quer que a gente vá. Desde o verde da grama do nosso jardim, até a decoração vibrante de um ambiente público, as cores estão em todos os lugares, inclusive no meio empresarial. Por conta disso, no artigo de hoje vamos falar sobre a importância da cor na comunicação visual. Confira!
Mais do que fazerem parte do nosso dia a dia, as cores têm papel fundamental, pois funcionam como um estimulante para as mais diversas finalidades. No comércio, por exemplo, a embalagem do produto deve conversar com o consumidor, portanto, precisa ser atrativa o suficiente para influenciar a compra.
Além da embalagem em si, as cores utilizadas devem combinar com a proposta do produto, de modo a construir a sua identidade visual. Nesse sentido, no desenvolvimento de uma identidade visual, as cores também têm papel fundamental.
Como a cor influencia na identidade visual da empresa
Como a identidade visual é responsável por transmitir ao público os valores e personalidade de determinada marca, as cores devem ser escolhidas estrategicamente. Afinal de contas, a cor é a primeira coisa que chama atenção, além de ter relação direta com as emoções.
As cores transmitem significados, os quais são interpretados pelo cérebro. Por isso que durante a construção da marca e de qualquer elemento da comunicação, as cores devem ser levadas a sério para que o resultado seja satisfatório.
Sendo assim, dividida em três etapas, as cores causam identificação, associação e significação no público. A primeira diz respeito ao conhecimento da cor, enquanto a segunda a ligação feita com o que o indivíduo tem dentro de si e a terceira ao que a cor remete.
Além disso, as cores na comunicação determinam a relação da marca com o cliente e o desenvolvimento no mercado.
Significado das cores na comunicação visual
A cor na comunicação visual é fundamental para a divulgação de um produto ou serviço, pois causam efeitos indiretos em quem as vê. Além de ajudar na criação da identidade do negócio, assim como no seu reconhecimento por parte do público.
Por exemplo, no caso da cor laranja, ela remete a diversão e juventude, causando entusiasmo nas pessoas. Diferente do azul que transmite autoridade e confiança.
Já o amarelo transmite alegria, energia e acolhimento, enquanto o verde e vermelho significam crescimento e paixão, respectivamente. Por outro lado, o roxo é sinônimo de criatividade, rosa de delicadeza, branco de simplicidade, preto de credibilidade, cinza de conservadorismo e marrom de maturidade.
Gostou de saber a importância das cores para a comunicação visual? Então acompanhe o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.