Crise global?: Saiba como aproveitar o período para se destacar em seu mercado. Foto: Drobot Dean - Adobe.

Crise global?: Saiba como aproveitar o período para se destacar em seu mercado!

Em nosso último post você pôde conhecer algumas das melhores iniciativas a serem tomadas em tempos de crise econômica, bem como o porquê isso ocorre e que interferências externas colaboram com isso no país.

Hoje trouxemos dicas para aproveitar esse momento, não apenas para manter os números em seu negócio, mas também para iniciá-lo ou para se destacar em seu mercado de atuação.

Saiba como a seguir:

Arrisque

Quando pensamos em inovação, dificilmente associamos à uma rotina metódica e repentina.

Tendo isso em mente, caso você tenha o desejo de inovar em seu negócio aproveitando as circunstâncias atuais , é preciso entender que correr alguns riscos pode ser necessário.

Se feito de maneira bem observada e levando em conta pontos essenciais, bons frutos podem ser gerados ao seu negócio

Administrar uma empresa em uma crise já é arriscado por si só, porém, isso não quer dizer que você precise fechar o seu negócio.

Fazer o que ninguém mais está fazendo no mercado, evidenciando seu produto/ou serviço, pode ser exatamente o fator divisor dos que se sairão melhor desse período e dos que ficarão estagnados ou ainda comprometerão seu negócio.

É fundamental planejar-se para crescer diante de uma crise

Mais que simplesmente ter o desejo de inovar e crescer, é fundamental saber que, crescer em meio a uma crise só é possível quando existe um planejamento bem estruturado para isso.

Não basta ter inúmeras ideias aparentemente inovadoras, fundamentá-las e estudar sua efetividade devem fazer parte desse processo.

Analisar os recursos existentes e os que poderão ser despendidos para um investimento certeiro, por exemplo, são formas de se planejar estrategicamente.

Outra medida a ser adotada nesse período é fazer uma atualização do seu planejamento estratégico, adaptando os que você possui à atual situação. 

Essa também é uma excelente forma de lidar melhor com os aspectos imprevisíveis e potencialmente perigosos trazidos pela crise.

Sem um planejamento detalhado de quais devem ser os próximos passos, o seu negócio ficará vulnerável aos riscos constantes da economia, o que tem acontecido com inúmeras empresas, tanto agora como em outros momentos volúveis.

Devido a isso, iniciativas como um planejamento específico para esse período e em preparação para outros a médio e longo prazos são indispensáveis para sobreviver e ainda crescer em momentos como esse.

Seja ágil em definir e lançar novos produtos

Em um cenário de constantes mudanças, toda solução e inovação trazidas requerem rápida ação.

Por mais que uma análise e planejamento minuciosos sejam requeridos para quaisquer ações tomadas, é essencial que elas sejam também efetuadas o mais rápido possível, para não perderem o “time” de sua relevância.

Isso servirá, tanto para aumentar sua gama de produtos, como também para usufruir com inteligência de demandas sazonais.

Momento de testes

Esse também pode ser uma excelente oportunidade para testes, a fim de identificar o que funciona melhor ou não para o seu público.

Mantendo o foco em períodos de crise 

Por se tratar de um momento cheio de mudanças, um cenário de crise econômica exige o máximo da sua atenção.

Com isso em mente é preciso ter ciência de que se descuidados, pontos específicos de sua estratégia podem comprometê-la por completo, podendo gerar um erro muito caro para o seu negócio.

Embora criar e lançar novos produtos de forma rápida e constante seja uma parte importante nesses períodos, existem cuidados que não podem ser perdidos.

Sem foco, diversos negócios podem seguir o caminho certo da forma errada. Levando-os ao insucesso.

Com isso em mente separamos alguns dos itens que devem receber sua atenção de forma priorizada

1. Fidelização de clientes

Não é nenhuma novidade que atrair um novo cliente é muito mais custoso que manter aqueles que a empresa já possui.

Devido a isso, torna-se indispensável pensar de forma mais minuciosa a respeito da fidelização de clientes.

Afinal, essa também pode ser uma ferramenta de aumento do seu negócio!

Ante a uma crise, um negócio não pode dar espaço para a perda de oportunidades.

A fidelização é um caminho sustentável para o crescimento bem estruturado e, por isso, deve ser o primeiro item de sua lista de pontos que necessitam da sua atenção.

Premissas da fidelização na crise 

Partindo do princípio, para que você possa contar com a fidelização de seus clientes atuais e, consequentemente, com o crescimento estruturado do seu negócio, é preciso começar pela excelência no seu atendimento.

Um bom atendimento faz toda a diferença!

Todo cliente que chega ao seu negócio, seja de forma física, virtual ou por telefone, deve ser tratado de forma otimizada, garantindo sua satisfação e fidelização.

1. Pós-venda

Outra maneira de manter o foco no cliente é ter um acompanhamento das vendas, prestando suporte e alimentando uma relação de confiança do cliente com a sua marca.

Essa é uma maneira bastante eficaz e simples, que pode ser usada como exemplo para fidelizar os clientes que já conhecem e consomem seu produto e/ou serviços.

2. Tenha atenção redobrada em seus custos 

Realizar investimentos pode ser uma tarefa muito mais difícil quando você possui recursos sendo desperdiçados habitualmente em seu negócio.

Em um cenário de crise econômica, toda verba desperdiça ou mal gasta pode ser determinante para o seu fracasso ou sobrevivência.

Por conta disso, toda atenção destinada aos custos da sua empresa deve ser redobrada nesse momento.

Inicie fazendo um mapeamento e análise completa de todos os processos da sua empresa, a fim de identificar e otimizar todas as despesas cabíveis.

Estudar contratos, mudar fornecedores e dar espaço à negociação também podem ser formas de reduzir custos, caso esses não interfiram na qualidade, divulgação e entrega dos seus produtos e/ou serviços.

Tão fundamental quanto saber cortar gastos é entender que essa redução não pode resultar na diminuição da qualidade oferecida aos clientes.

Do contrário, essas medidas terão exatamente o efeito oposto ao desejado por você.

3. Invista em capacitação e motivação

Os profissionais envolvidos em um negócio são, de longe, um dos ativos mais importantes, principalmente em um cenário de crise, onde ter as pessoas certas lutando por e com você farão toda a diferença.

equipe motivada em tempos de crise. Foto: Flamingo Images - Adobe

Resiliência, conhecimento sobre o seu negócio e diferentes pontos de vista para solucionar questões e trazer novas ideias, são apenas algumas das vantagens oferecidas por uma equipe engajada de colaboradores capazes de suster uma empresa durante períodos de crise.

Por isso, uma forma bastante inteligente de manter o foco no seu negócio é cuidando, também, de quem o ajuda a mantê-lo todos os dias, ou seja, as pessoas.

Algumas das iniciativas que podem ser sempre adotadas, mas, principalmente, merecem ter uma maior atenção nessa fase, é a oportunidade maior de capacitação aos seus colaboradores.

Ofereça treinamentos, cursos, mesmo que a distância, e demais oportunidades que contribuam tanto com a motivação do seu time, como com o nível e a qualidade dos serviços prestados por sua empresa.

Ao estarem mais motivados, naturalmente sua equipe terá a performance aumentada, fora elevar o nível de satisfação dos mesmos pela empresa em que trabalham.

Com tudo isso, sua organização não apenas terá resultados melhores, como também gerará menor rotatividade de funcionários, o que reduz o estresse, o tempo de adaptação de colaboradores novos, a seleção de pessoas e o custo com demissões. 

Gastos financeiros e de tempo que serão um atraso ainda maior o qual você deve evitar, principalmente em períodos como esse.

4. Mantenha-se atualizado sobre o seu mercado de atuação

A menor alteração ante uma crise pode significar grandes mudanças negativas, as quais necessitarão de ágeis adaptações ou mesmo o aproveitamento de novas oportunidades.

Mudanças de panorama também devem ser consideradas para a tomada de quaisquer decisões assertivas para o seu negócio, principalmente em momentos delicados.

Por isso, torna-se ainda mais relevante estar atento ao mercado.

Acompanhe portais e blogs de notícia sobre ele diariamente. Conheça as projeções para o seu setor.  

Com essas informações em mãos, será muito mais fácil criar análises assertivas sobre as perspectivas reais do seu empreendimento.

Tendo em vista a concorrência, que muitas vezes estagna na crise, você poderá ficar à frente, junto às companhias que optaram por aproveitar as oportunidades desse período.

Está gostando de conhecer essas dicas?

Então não deixe de compartilhá-las com os amigos, conhecidos e familiares que também precisam conhecê-las. 

Lembrando que tem muito mais em nosso post a seguir para ajudá-lo a ter sucesso em seu negócio!

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.