Ter uma empresa, seja ela de qual ramo for, não é fácil. Além de toda a burocracia envolvida, é necessário pensar muito mais do que apenas o nome e produtos ou serviços oferecidos. Entre um dos pontos que exigem atenção podemos está o trabalho de criar uma logo.
Você quer ser lembrado, certo? Então, nada melhor do que começar com pontos positivos que te ajudem a alcançar isso. A logo perfeita contribui imensamente para que seu negócio fique marcado no público, portanto, o planejamento e criação dela precisam ser levados em consideração.
Mas, será que existe uma fórmula para criar a logo perfeita? Talvez “fórmula” não seja a melhor palavra, mas definitivamente existem algumas dicas que você pode seguir para ajudá-lo no processo. Quer saber quais são essas? Continue a leitura deste post que preparamos especialmente sobre esse assunto!
Criar uma logo perfeita para seu público-alvo
Antes de mais nada, o primeiro passo a ser tomado é um estudo de público. Lembre-se para quem será feita essa logo, o que essa persona gosta, sua personalidade, sua rotina. Enfim, quanto mais detalhes você tiver sobre o seu público-alvo, melhor.
Mas, como fazer isso? Simples: pesquisas de campos. Você pode criar formulários, perguntar nas redes sociais ou utilizar o bom e velho “boca a boca”. O que não pode é criar uma logo sem levar essas pessoas em consideração, ok?
Estude a concorrência
Essa é uma dica que pode ser útil para muito mais do que o simples ato de criar uma logo. Mas, para esse ponto, especificamente, é extremamente vantajoso analisar os elementos utilizados pelos concorrentes.
Qual a cor da logo? Tem alguma que se destaca? Esse, por exemplo, pode ser um indício de padrão e você precisa analisar se vale a pena “ir com a correnteza” ou criar uma logo que se destaca em meio à multidão.
No entanto, é preciso lembrar: nada de copiar o concorrente, certo? Tenha certeza de que sua logo é única no mercado e seja lembrada pela exclusividade.
Procure referências e as tendências do design
Já ouviu falar que, para nos destacarmos, precisamos estar sempre em constante evolução? Sendo assim, é importante estar a par de todas as tendências do design, pois isso pode fazer toda a diferença na hora de criar uma logo perfeita.
Procure algumas referências, ainda que não sejam do mesmo ramo que o seu negócio. Ainda que a ideia de criar algo “fora do padrão” não seja ruim, você não quer ter uma logo antiquada, não é mesmo?
Utilize a psicologia das cores para criar uma logo
Não é a primeira vez que citamos a psicologia das cores neste blog, mas não poderíamos deixar de utilizá-la neste post. São vários aspectos que podem influenciar a escolha da cor ideal para a sua logo, mas o mais importante é despertar a atenção da sua persona.
Você sabia que a cor é usada como motivo de uma tomada de decisão de compra em pelo menos 85% dos casos? É isso mesmo! Então, não tem por que não levar essa escolha a sério na hora de criar uma logo.
Cada cor é responsável por incentivar uma emoção nas pessoas, portanto, vale a pena estudar sobre o assunto na hora de decidir sua logo. Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.
E então, o que achou deste post? Ficou em dúvida sobre algum tópico? Não deixe de entrar em contato conosco ou, se preferir, deixe seu comentário aqui embaixo!
Fique de olho em nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como esse!