Design de loja: saiba o que não fazer em seu espaço

Em um mercado altamente competitivo, desenvolver o design correto para seu ponto de venda é essencial para proporcionar identificação ao seu público-alvo. Entretanto, essa tarefa pode se apresentar de maneira mais desafiadora do que parecia.

Diversos empreendedores cometem alguns erros, mesmo que cheios de boas intenções. Com isso, acabam tornando o ambiente de seu ponto comercial menos eficiente, no que diz respeito às vendas, do que poderia ser. Por conta disso, no post de hoje, daremos algumas dicas práticas do que NÃO deve ser feito em uma loja, caso o seu objetivo seja atrair e fidelizar clientes.

Iluminação  

A iluminação tem grande poder de modificar a sensação dos ambientes, isso se aplica desde espaços residenciais a comerciais. É muito comum que grandes e populares lojas, possuam um maior destaque na iluminação. Isso acontece porque tiveram o planejamento adequado para que a iluminação ali empregada,  faça diferença na perspectiva do público em relação ao espaço físico da loja.

Errar na hora de definir a iluminação pode comprometer o design ideal da sua loja e, ainda, dificultar a visualização de seus produtos pelos clientes. Por isso, acertar nesse quesito é essencial.

E mais: Conheça a verdadeira importância da identidade visual para um negócio

Analise os itens que você tem a venda. As roupas, por exemplo, necessitam de iluminação mais fria. Isso interfere diretamente no conforto dos seus clientes. Nesse caso, isso influencia diretamente no tempo em que as pessoas passarão escolhendo roupas, podendo  passar longos períodos dentro da loja. Ao contrário, usando uma luz quente, faria com que os clientes se sentissem desconfortáveis e com muito calor, desejando sair de seu estabelecimento com maior rapidez.

Espaços nas vitrines 

As vitrines normalmente representam o primeiro contato que clientes em potencial têm com sua loja. Por conta disso, esses espaços devem ser muito bem produzidos e avaliados por você. 

Se estiverem bagunçados, sujos de poeira ou, até mesmo, com um número exagerado de itens ou muito pobre de produtos, os clientes não conseguirão avaliar o que você tem para oferecer, reduzindo suas chances de vender.

Veja também: As vantagens em utilizar ACM em fachadas comerciais 

Utilize esse espaço com sabedoria. Mantenha-o limpo, organizado e com produtos estratégicos de acordo com a época do ano.

Obstáculos entre cliente e caixa 

Esse é um erro recorrente em design de lojas. É essencial que um cliente não tenha a impressão de que existe qualquer empecilho entre o espaço de escolha dos produtos e o do caixa, onde pagará e poderá adquirir cada um dos itens escolhidos. Do contrário, o cliente pode desistir de levar o que gostou simplesmente por uma sensação negativa gerada por mesas, araras e outros itens no caminho.

Busque deixar o espaço de passagem livre entre o local de exposição dos produtos e o local onde os clientes pagam pelos mesmos.

Valorização das cores adequadas 

As cores têm papel essencial no que diz respeito a aceitação e vendas de uma loja. Por isso, diversas pessoas tem investido nas mesmas cores, a fim de continuarem alcançando resultados positivos com as tonalidades adequadas.

Nesse caso, é indispensável pensar em seu público-alvo. Jovens são geralmente atraídos por espaços comerciais que possuam tonalidades mais quentes, em contrapartida, clientes de mais idade dão preferência a locais que possuam tons neutros, como o branco ou marfim por exemplo. Dessa forma, é possível construir um ambiente mais convidativo para que seu público sinta-se à vontade e com desejo de voltar inúmeras vezes a seu espaço.

Gostou das dicas? Já aplicou algumas delas em seu ponto de vendas e obteve sucesso? Compartilhe conosco!

A 3D Comunicação Visual conta com todo o aporte que seu negócio precisa para alcançar o sucesso que você deseja. Ao desenvolver uma nova ideia, contate-nos!

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.