Entenda a psicodinâmica das cores e sua real importância

Entenda a psicodinâmica das cores e sua real importância

As cores estão presentes na natureza, em nossas vestimentas, em obras arquitetônicas e em tudo com o que nos relacionamos. Desde o início da história, as cores tem grande significado e causam impacto no ser humano, seja positiva ou negativamente. 

No século 19, as pessoas deram início a estudos das cores. Entretanto, sua real importância na comunicação visual só começou a ser de fato empregada após alguns períodos. Hoje, a comunicação visual adequada é uma peça indispensável para traçar a estratégia perfeita na divulgação de quaisquer marcas e/ou produtos. 

E mais: Saiba como e porque investir em uma fachada bem elaborada em sua empresa  

As cores na comunicação visual 

O processo de interpretação das cores é bastante simples e basicamente passa por três períodos. São eles:

  1. a identificação;
  2. uma emoção ou sentimento ligado ao que foi visualizado; indecisão e, ainda, o equilíbrio. 
  3. nosso cérebro elabora um significado para aquela imagem.

O efeito gerado pelas cores é tão impactante que não pode ser controlado ou evitado por nós, independente de idade, cultura e nível de instrução. Todo ser humano é capaz de produzir sentimentos a partir da identificação de cores. Nosso cérebro altamente influenciado por elas e, por isso, as cores são tão importantes na construção de identidades visuais. Elas são determinantes em gerar bons resultados ou, ainda, o fracasso de um novo negócio. 

Veja também: O que é comunicação visual e sua real importância no mundo dos negócios 

Tendo isso em vista, apresentamos agora um pequeno resumo do impacto e associações geradas por algumas das cores mais empregadas na comunicação visual de empresas em todo o mundo.

  • BRANCO: sugere a pureza, trás a sensação de luminosidade, frescor e calma. Associados a outras cores, o branco também transmite harmonia. 
  • PRETO: instiga a curiosidade, o mistério e, também, a superioridade. Além disso, a cor remete a nobreza e a distinção. 
  • CINZA: é a expressão de neutralidade. Também remete a ausência de energia, indecisão, calma e equilíbrio. 
  • LARANJA: sugere amizade, confiança, dinamismo e alegria. Além disso, essa cor também remete a expansão e mudança.
  • AMARELO: traz a sensação de clareza em negociações ou no objetivo do lucro. Combinada a outras cores, ainda remete a credibilidade, otimismo e calor. 
  • VERDE: sugere harmonia e equilíbrio, reforça a ideia de ponderação, coerência, além de remeter a natureza e ao frescor. 
  • ROXO: essa cor é vinculada ao mistério, a sensatez, a sabedoria e ainda está ligada a criatividade e a calma.
  • AZUL: em tom escuro está relacionado ao poder e, em tons claros, provoca a sensação de higiene e frescor. A cor está ligada a produtividade, a confiança e o sucesso. 
  • VERMELHO: associada a emoção o dinamismo e sexualidade. Relacionada ao ramo alimentício, transmite estímulo.  

Quer saber quais cores estão faltando na estratégia de comunicação visual da sua empresa? Entre em contato  conosco e disponha dos melhores profissionais da área para levar sua marca a outro patamar.

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.