Não é incomum que as pessoas usem logotipo e logomarca como sinônimos, afinal, são palavras parecidas e até mesmo o sentido é próximo. No entanto, existem algumas diferenças entre esses termos.
Para esclarecer de uma vez por todas o que significa logotipo e logomarca, preparamos este post! Continue a leitura para descobrir:
Qual a diferença entre logotipo e logomarca?
No mundo do design gráfico, existe uma diferença bem clara entre esses dois termos. Em resumo, logotipo se refere à parte escrita de uma marca, ou seja, o nome dela feito de uma forma estilizada.
Em contrapartida, a logomarca é o ícone, símbolo ou até mesmo desenho que faz referência à marca. Basicamente, é a parca representada graficamente.
Para ficar mais fácil de entender, pegue como exemplo a rede de fast food McDonald’s. O “M” amarelo é a logomarca, ou seja, o símbolo da lanchonete. O mesmo ocorre com a maçã da Apple.
As empresas precisam utilizar as duas opções?
De maneira nenhuma. Uma empresa não é obrigada a usar logotipo e logomarca em sua comunicação visual. Isso depende exclusivamente do objetivo do negócio e, claro, da estratégia utilizada.
A Coca-Cola, por exemplo, percebeu que não era necessário ter uma logomarca, pois o próprio logotipo já ocuparia essa função. Isso porque, o nome “pegou fácil” e também não era nada comum na época.
Além disso, pode ocorrer de uma empresa renovar toda a sua identidade visual após um período. Sendo assim, depois de consolidados no mercado, certos negócios optam por “excluir” o logotipo da identidade e ficam apenas com a logomarca. Isso é resultado de uma grande aceitação do público e força no setor.
Logomarca e marca é a mesma coisa?
Na verdade, sim. Logomarca é uma união de duas palavras: “logos” (que significa “conceito” em grego) e “marka” (que possui o mesmo significado no idioma alemão). Então, você deve estar pensando que logomarca quer dizer “conceito do conceito”. Bem, você não está errado.
Torna-se apenas uma repetição eterna de erros e, hoje em dia, esse termo caiu em desuso por muitos publicitários e designers, por exemplo. É possível substituir a palavra simplesmente por “marca”.
E a sua empresa? Já possui uma identidade visual marcante presente em todas as suas estratégias de venda? Isso é extremamente importante para posicioná-la no mercado e também para construir uma relação de confiança com o seu público.
Se você quer ajuda para personalizar a sua marca, não deixe de entrar em contato com a gente! Aqui na 3D Comunicação Visual temos tudo que você precisa para tornar-se referência no mercado e dominar a comunicação visual do seu negócio!