Fachada interna

Fachadas de ambientes internos

O objetivo de uma fachadas de ambientes internos e externo é o mesmo: chamar a atenção do cliente que está passando fora da loja, até quando ela estiver fechada.

Mesmo tendo objetivos iguais, a forma que elas são apresentadas precisam ser diferentes. Por exemplo, qual a necessidade de uma fachada com toldo em uma loja de dentro do shopping?

Nesse artigo iremos conhecer alguns exemplos de fachada de ambiente interno e seus principais objetivos.

 

O que é fachada de uma loja?

A fachada é a frente da loja. Ela fica junto com a vitrine e geralmente traz a logomarca e as cores da empresa.

Comprovadamente, ela é a primeira coisa que o cliente que está passando na frente da loja irá enxergar. Talvez seja o ponto decisivo para que uma pessoa escolha entrar na no seu estabelecimento. Por isso, ela precisa ser bonita, atraente e com a cara da empresa.

Em um centro comercial, onde abriga diversas lojas, seu cliente potencial precisa reconhecer de longe sua empresa. É o que acontece com grandes marcas como, Nike, Lojas Americanas, McDonald ‘s, entre outras.

Qualquer loja dessas, são identificadas de longe, devido a sua identidade visual que já está consolidada e traz na sua fachada.

 

As vitrines não são mais suficientes

Diferenciar-se do concorrente no mercado de varejo era feito, historicamente, através de vitrines. Pesquisas mostram que a vitrine ainda é bem importante para atrair o cliente.

Um estudo feito recentemente mostrou que elas podem aumentar as vendas em 70% e são responsáveis por atingir até 23% das vendas totais de uma loja. Mas o setor varejista precisa estar ciente de que somente a vitrine não é mais suficiente para atrair seus clientes.

A fachada do estabelecimento comercial está tomando grande proporção na decisão do cliente. A tendência é que esses números continuem amentando.

Em mundo de constantes mudanças essas vitrines precisam entrar em um conceito e ser completada com uma bela fachada.


Tipos de fachadas de ambientes internos

Alguns centros comerciais determinam o padrão das fachadas de todas as lojas, para que fiquem com as mesmas características. Outros, não usam a padronagem, deixam por conta de cada lojista.

O que importa, nesse caso, é seguir as regras e normas do local para não correr o risco de ter que pagar alguma multa ou poluir o visual do ambiente todo.

Atualmente, as fachadas internas mais modernas estão utilizando linhas restas e materiais mais arrojados, como: alumínio, madeira, molduras e muita luz.

De qualquer forma, você pode usar sua criatividade e fazer um trabalho diferenciado na fachada da sua loja. Mas não esqueça que é preciso fazer uma pesquisa de mercado e elaborar um projeto com elementos de qualidade e alta durabilidade.


Independentemente da opção, é preciso usar a criatividade para destacar a sua marca.


Alguns exemplos de fachadas de ambientes internos

Como falamos anteriormente, não são todos os tipos de fachada que podem ser usadas dentro de centros comerciais. Vamos ver quais as mais indicadas:

1 – Painel luminoso – é uma ótima opção para ambientes internos. Ele é feito com uma estrutura metálica para dar sustentação ao conjunto, que pode ser de ACM, acrílico leitoso ou chapa galvanizada, por exemplo.

Portanto, a grande vantagem do painel luminoso é que ele chama muito atenção em ambientes fechados, principalmente à noite.

2 – Letreiros luminosos – na mesma linha da luminosidade, os letreiros luminosos também são uma ótima opção para promover visibilidade par sua loja interna.

Existem dois tipos de letreiros luminosos: o backlight (a estrutura de iluminação fica atrás do letreiro) e o frontlight (a estrutura de iluminação fica na frente do letreiro).

3 – Fachadas de led – seguindo a mesma linha de luminosidade, uma boa opção são as fachadas com led. Elas são ideias para ambientes com pouco iluminação, que é o caso de centros comerciais e shoppings centers.

Entre os principais benefícios de uma fachada de led, podemos destacar o custo-benefício, pois as lâmpadas utilizadas duram bem mais tempo; dá uma sensação de modernidade para a fachada; e economia de energia, pois as lâmpadas gastam 60% menos do que as lâmpadas normais.

4 – Fachadas de ACM – Aluminum Composite Material, em português, alumínio composto, é a união de lâminas com núcleo de polietileno de baixa densidade. Esse tipo de fachada é muito utilizado em ambientes internos pois é leve e bem moderna. Para saber mais sobre ACM, clique AQUI.

5 – Letras caixa – muito utilizada em lojas internas e externas, as letras caixas com iluminação irá trazer o destaque que você precisa para sua fachada em um ambiente interno.

Elas podem ser produzidas com diversos materiais, entre eles as chapas galvanizadas, aço inox escovado, aço inox polido, PVC expandido, latão, acrílico, XPS e MDF, por exemplo. Para saber mais sobre as fachadas de Letra caixa, clique AQUI.

6 – Adesivos – Os adesivos podem ser usados nas vitrines, na parte interna da loja e na fachada. Hoje, as fachadas adesivadas são a opção mais barata em relação a esse tipo de comunicação com o cliente.

Elas não precisam ser simplesmente o adesivo fixado na parte externa da loja, elas podem combinar com luzes, com ACM, basta usar a criatividade para fugir do comum e chamar a atenção do seu cliente.


Para que você saiba mais sobre qual o tipo de fachada irá ficar mais adequada a sua empresa, procure a 3D. Ela irá ajudar a tomar a melhor e mais assertiva decisão.


Veja também:

Como projetar fachada comercial moderna e atraente