Fachadas

Fachadas: Quais os tipos existentes? 

Existe uma infinidade de opções para escolher qual as fachadas que melhor combina com o morador ou comerciante. Quer saber quais são os tipos de fachadas que existem? Confira no artigo de hoje!

Como a fachada é a primeira coisa que o cliente e a visita, no caso das fachadas residenciais, irá ver, é importante causar uma boa primeira impressão principalmente nas comerciais. Pois assim, a probabilidade do público ser atraído para dentro do comércio é muito maior.   

Mais do que apostar em uma fachada chamativa, é fundamental saber escolher a mais adequada de acordo com as diretrizes do seu negócio e a mensagem que deseja passar pelo exterior. Afinal de contas, é a partir dela que o possível consumidor decide se irá entrar no estabelecimento ou não. 

Diante disso, entre as infinitas opções de fachadas, as quais se diferem no material, cor, vantagens e especificações, podemos destacar duas categorias: 1) residencial e 2) comercial. 

Exemplos de fachadas residenciais:

No caso das fachadas de casas, o estilo varia entre moderno, rústico, de madeira, vidro, pedra ou com o muro completamente fechado. 

As mais modernas são aquelas que compõem linhas retas, cores neutras, misturam materiais e formatos diferentes. Já o estilo rústico e de madeira são aquelas feitas, respectivamente, de concreto e de madeira. As fachadas de vidro e pedra são ótimas para espaços menores e para quem deseja trazer um estilo rústico para a área externa da casa, respectivamente. E por fim, existe também as fachadas que na verdade é o próprio muro da casa.

O muro como fachada pode ser feito de diversas maneiras, com diferentes materiais e acabamentos, porque não tem um padrão a ser seguido e a versatilidade é gigantesca. 

Comerciais:

Diferente dos exemplos anteriores, as fachadas comerciais podem ser: 

  • ACM;
  • rústicas;
  • ecológicas;
  • metálicas e
  • ventiladas. 

A mais comum e mais procurada de todas, são as fachadas em ACM – Aluminium Composite Material (alumínio composto) – são excelentes para empresas que buscam modernidade, facilidade e versatilidade de cores. 

Em segundo lugar, as fachadas rústicas são compostas por madeira e outros materiais que deixam o estabelecimento com um visual vintage e/ou retrô. 

Em seguida estão as fachadas ecológicas, as quais são responsáveis por ajudar no meio ambiente, já que utilizam técnicas sustentáveis como plantas para compor a estrutura externa, além de trazer mais cor à fachada.

Diferente da metálica que é completamente cinza, pois é feita de chumbo, aço inoxidável, titânio, entre outros, faz com que o estabelecimento tenha uma aparência mais sofisticada. 

Por último, mas não menos importante, as fachadas ventiladas apresentam um estilo moderno, mas ao mesmo tempo não agridem o meio ambiente. Pois, por conta da alta tecnologia combinada com eficiência energética, oferece mais conforto térmico no interior do local. 

Revestimento como mármore, granito, pastilhas e MDF podem ser usados para fazer uma fachada. Os quais, mesmo não sendo tão comuns, dão uma ótima aparência para a área externa. 

Mas e aí, qual desses modelos você acha que mais combina com o seu negócio? 

Se você gostou do artigo de hoje, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este. E não esqueça de buscar por uma empresa especializada na criação de fachadas. A 3D Comunicação Visual para dar uma nova cara ao seu estabelecimento. 

Veja também: 

Fachada em ACM: conheça as principais vantagens para o seu negócio