As coberturas de policarbonatos tem sido uma das grandes apostas na construção civil e na arquitetura. Podendo ser utilizado em diversos projetos, com diferentes aplicações e formatos.
Mas, você conhece esse material? Sendo utilizado principalmente na cobertura de ambientes externos – como pergolados e áreas de lazer – as coberturas de policarbonato têm ganhado cada vez mais espaços nos lares brasileiros.
Porém, para um melhor aproveitamento do material, é necessário que você conheça bem suas propriedades. Afinal, como existem situações perfeitas para o uso dele, é necessário que você saiba que ao usar de forma errada, você terá um aproveitamento menor da cobertura.
Outro ponto a se atentar é como você pretende realizar a manutenção e limpeza do material, já que se você instalar a peça numa altura que você não consiga realizar essas atividades, não aproveitando a beleza nem a funcionalidade do item.
Então, se você pretende instalar uma cobertura de policarbonato em sua edificação, acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as aplicações e como melhorar o seu uso.
Mas afinal, o que é são as coberturas de policarbonato?
As coberturas de policarbonato são uma espécie de chapas de policarbonato que, quando usadas em ambientes externos, protegem uma certa área.
Por ter como características a cristalinidade muito baixa, a transparência e a resistência, sendo semelhante ao vidro e ao acrílico, o policarbonato é muito escolhido para fazer parte da cobertura de um ambiente.
Porém, como tem uma grande resistência a impactos, sendo 200 vezes superior ao vidro e 50 vezes superior ao acrílico, ele tem sido escolhido para conseguir manter uma qualidade na edificação e sem problemas com o tempo.
Por conseguirem ser dobradas a frio, as chapas de policarbonato podem ser moldadas e assim podem ser adaptadas a diversos projetos.
Esse foi um dos motivos para elas virarem as queridinhas das construções civis e da arquitetura.
Mas, você sabia que existem mais de um tipo de policarbonato? E cada um deles é indicado para um tipo diferente de projeto?
Entre os tipos mais comuns de policarbonato estão o compacto, o prismático, o alveolar ou o telha.
Então, antes de garantir a melhor luminosidade em seu projeto, descubra qual o melhor tipo de policarbonato que se encaixa em seus planos.
Quais as diferenças entre os policarbonatos?
Como supracitados, são diferentes os tipos de policarbonatos que existem no mercado e cada um tem uma função específica no uso.
Agora iremos explicar as diferenças entre eles e como você pode escolher o melhor para o seu projeto.
Se você quer uma cobertura mais resistente, sua escolha deve ser a cobertura de policarbonato compacto. Um exemplo do uso desse material é o enclausuramento de máquinas.
Para ter uma cobertura esteticamente bonita, sua escolha deve ser a cobertura de policarbonato alveolar. Por lembrar um vidro canelado, ele é uma boa opção para visualmente valorizar seu ambiente. Além disso, esse tipo de policarbonato é mais leve e maleável.
Já, se sua ideia é aproveitar a luz natural e economizar em lâmpadas, aposte na cobertura de policarbonato prismático. Por conseguir aproveitar a superfície texturizada, ele é o mais adequado para difundir e distribuir a luz.
O último tipo das coberturas de policarbonato é a de policarbonato telha. A soma de durabilidade e resistência, além de um encaixe perfeito. Com aplicação e manuseio de maneira fácil, esse é o tipo de cobertura que garantirá mais tempo de uso.
Quais as vantagens de usar as coberturas de policarbonato?
Existem diversas vantagens de se investir em coberturas de policarbonato em seus projetos, e elas podem ser diretamente ou indiretamente percebidas por quem faz a escolha.
Entre elas, iremos citar algumas agora:
- elevada transmissão luminosa;
- bom isolamento acústico;
- ótimo índice de redução de calor;
- resistência a temperaturas contínuas;
- bloqueador de raios ultravioleta;
- retardante de chamas;
- resistência a impactos;
- leveza;
- flexibilidade;
- fácil de combinar com estruturas;
- disponibilidade de cores;
- facilidade na instalação;
- ecologicamente correto;
- possibilidade na economia de energia elétrica;
- maior conforto térmico.
Assim, quando instalado de maneira correta e sendo feito as devidas manutenções de prevenções, você terá esse produto de excelente qualidade em sua edificação durante anos.
Como fazer a limpeza e manutenção das coberturas?
Bem, como qualquer estrutura, é sempre bom lembrar que é necessário contratar pessoas especializadas para realizar o trabalho, já que eles não correm tantos riscos por ter o conhecimento técnico e prático para realizar o serviço.
Assim, essas informações agora são somente para você ter a noção de como esse serviço é simples e é feito de forma rápida e tranquila.
Sendo necessário somente um pano de algodão, água, sabão líquido e um balde, você consegue realizar a limpeza de sua cobertura.
Com os materiais em mãos, saiba que o melhor momento para realizar a sua limpeza são em dias amenos, pela manhã ou no final da tarde e nunca sob sol intenso. Isso porque as altas temperaturas facilitam a poeira ser ressecada e grudar no policarbonato.
Se você quiser, uma mangueira é uma grande aliada. Isso porque ao molhar a cobertura com água corrente auxilia na remoção da fuligem e poeira.
Com tudo isso feito, misture o sabão neutro com a água no balde até que forme uma espuma e, molhando o pano nesta mistura, passe ele de forma leve suave nas placas.
Então você perceberá a facilidade ao se limpar a sua cobertura, já que o pano removerá a sujeira em poucas passadas.
E quais os usos que posso dar?
As coberturas de policarbonato tem diversos usos e, por isso, ela pode ser adaptada para o que você precisar.
Sendo possível de ser utilizado em claraboias, envidraçamento, aplicações de curvas e outros diversos usos, você pode se aproveitar das coberturas de policarbonatos em várias formas de cobrir as edificações.
Tudo dependerá de qual policarbonato você escolheu e como você pretende montar a estrutura.
Então, é comum que você tenha usos como:
- cobertura de garagens;
- cobertura de piscinas;
- tetos para galpões industriais;
- jardins de inverno;
- fechamentos laterais;
- gazebos;
- claraboias;
- marquises.
Dessa forma, é possível notar como o material a ser utilizado é muito bem adaptado para diversos fins.
Se você quer saber mais sobre ou procura a melhor maneira de montar suas coberturas de policarbonato, venha já para a 3D Comunicação e deixe que nossa equipe te auxilie nessa busca e te apresente os melhores usos para a sua cobertura.
Veja mais: