Ter uma frota personalizada é uma ótima forma de levar sua marca para todos os lugares.
É só olhar para os lados quando estiver na rua que vai perceber que os carros personalizados estão em alta.
É uma estratégia inteligente usada para reforçar e divulgar sua marca.
Nesse artigo vamos conhecer as maneiras de personalizar a frota, quais as vantagens e os cuidados que é preciso ter quando decidir pela personalização da frota.
O que é personalização da frota?
Personalizar uma frota é uma estratégia de marketing que vai além de deixar os carros com a cara da empresa. Ela ajuda na exposição da marca durante a realização de serviços e locomoção dos carros.
A personalização pode ser feita de duas formas: através de adesivos ou plotagens e pode ser empregada em carros, motos, ônibus, caminhões, barcos e até bicicletas.
O principal objetivo da personalização da frota é a exposição da marca, que ajuda a fixar a imagem que o cliente terá da empresa.
Mas não pense que é só colocar o logo da empresa no carro e sair andando. Para que a ação traga o resultado esperado, é preciso fazer um planejamento e garantir uma boa apresentação através dos veículos.
Lembre-se: Personalizar uma frota é adequá-la às necessidades do seu negócio por meio dos veículos. Para isso, é preciso saber exatamente quais são as necessidades da sua empresa.
Qual a diferença entre adesivação e plotagem?
Já vimos que existem dois tipos de personalização da frota: a adesivação e a plotagem. Qual a diferença entre elas? Agora vamos descobrir.
Adesivação
É quando o carro recebe em sua superfície um adesivo, ou vinil adesivo. Eles são recortados ou impressos e podem ser aplicados em carros, caminhões, ônibus e motos.
No mercado existem alguns tipos disponíveis, como:
– adesivos para superfícies lisas;
– rugosas;
– para vidros traseiros, conhecido também como perfurite.
Plotagem
O termo plotagem vem do inglês do verbo to plot, que significa traçar. Plotar um veículo é revestir toda a superfície com vinil. A plotagem também é conhecida por envelopamento.
Um detalhe bem importante é que se o envelopamento do veículo for de uma cor diferente da original, será preciso alterar a documentação junto ao Detran, que é o órgão responsável.
Como fazer um planejamento de personalização de frotas
Assim como em todos os projetos, para fazer uma personalização é preciso ter um planejamento.
Nesse processo é preciso definir o alvo de ação. Contudoo, é preciso destacar informações que devem ser comunicadas, como o nome da empresa, produto definido, serviço, logotipo, número de telefone e site da empresa.
A meta que pretende ser alcançada também precisa ser definida no planejamento, pois é fundamental saber onde se quer chegar e porquê.
No planejamento da personalização da frota é importante considerar toda a comunicação visual da empresa, como cores, fonte, logotipo, imagens, tudo que remete às características da marca.
A frota deve seguir a linha de comunicação da empresa, pois precisa estar tudo interligado.
Por que personalizar a frota?
Além da divulgação, existem vários outros motivos que levam a empresa a personalizar sua frota de veículos, entre eles podemos destacar:
* Adaptação às necessidades – essa customização é feita, também, para adequar os veículos às necessidades da empresa.
Por exemplo, os carros que precisam ser refrigerados, porque transportam medicamentos, ou a utilização de giroflex, irá tornar a sua marca muito mais competitiva.
* Publicidade com ótimo custo x benefício – com a marca da empresa nos veículos, é possível fazer uma divulgação em todos os deslocamentos dos carros, pois os custos investidos nas operações serão utilizados também para deixar a marca mais conhecida.
Como vimos, na adesivagem pode ser estampado a identidade visual da empresa como o logo, além dos serviços prestados, produtos vendidos, entre outros. Tudo isso vai depender do planejamento e da estratégia da personalização.
Estudos mostram que 60% dos clientes preferem comprar de empresas que já ouviram falar. Portanto, personalizar a frota é um dos maiores benefícios para se tornar conhecida no mercado.
* Ajuda na conservação da frota – a adesivação e plotagem ajuda a prevenir avarias nos veículos, como arranhões, por exemplo. O material que é feito a adesivação protege o carro de ações do tempo, como sol, chuva e poeira.
* Segurança – é bem mais difícil um carro adesivado ser roubado. Isso irá inibir ações criminosas, pois trata-se de um veículo mais chamativo que traz toda a identificação da empresa. Se ele for roubado, será bem mais fácil de ser encontrado.
Quais os cuidados precisam ser tomados?
Já podemos perceber que a personalização da frota é uma solução bem interessante quando o assunto é divulgar a empresa e ainda ter mais segurança e durabilidade nos veículos, não é mesmo?
Para que você obtenha os resultados planejados e que seja uma experiência positiva, é preciso investir em alguns cuidados.
– Tenha carros em bom estado – carros muito antigos, sujos, amassados adesivados pode passar uma má impressão da marca. Portanto, mantenha os carros sempre em bom estado, para que o resultado da personalização seja positiva.
– A aplicação do adesivo deve ser feita de forma correta – opte sempre por profissionais qualificados para aplicar a adesivagem, pois é necessário utilização de materiais específicos para cada parte do automóvel.
– Fique atento às normas e regras – fique atento ao que a legislação diz. A Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) diz que a personalização do veículo não pode tirar a caracterização dele, por isso essa personalização não pode ser excessiva.
O descumprimento dessa lei é considerado uma infração grave e passiva de multa e perda de pontos na carteira de habilitação.
Contudo, o ideal é que o revestimento não ultrapasse 50% da área do veículo.
Como ter uma frota personalizada e ter resultados
Como vimos anteriormente, a personalização da frota, quando feita de forma correta e planejada, trará resultados positivos para a empresa. Portanto, não esqueça de:
– Pesquisar – não estamos falando somente de pesquisa de orçamento, de valores que será cobrado para fazer a personalização, mas sim de qualidade de trabalho de fornecedores qualificados. Busque cases de sucesso e referências no mercado.
– Faça uma boa comunicação – esse é o momento de investir em uma comunicação visual que destaque e comunique bem o que sua empresa faz. Lembre-se sempre de destacar os telefones de contato, endereço, perfis nas redes sociais e os serviços que a empresa oferece, por exemplo.
– Escolha os veículos que serão adesivados – é bem importante escolher o carro certo para esse momento. Como falamos anteriormente, selecione aqueles que estão em bom estado de conservação e funcionando perfeitamente.
Lembre-se que esses veículos irão ficar fora de circulação por um tempo, pois precisa ser concluído o serviço de personalização.
Conclusão
Personalizar sua frota de veículos é uma grande jogada de marketing e divulgação para sua empresa.
O custo-benefício dessa estratégia é ótimo, pois a marca estará em deslocamento em vários locais.
Se atente para fazer um bom planejamento e investir em materiais e empresas qualificadas para realizar esse serviço.
A 3D Comunicação está apta a atender suas necessidades de comunicação visual, principalmente no que diz respeito a personalização de frota.
Clique AQUI e conheça a 3 D Comunicação.
Veja também:
Como usar a fachada para atrair clientes