a diferença entre logotipo, marca e símbolo

Quais as diferenças entre logotipo, símbolo e marca?

Já parou para pensar no que diferencia logotipo de símbolo e marca? As três definições são diferentes, mas muitos confundem estes termos quando se trata de falar sobre a identidade visual de cada empresa. É comum também ouvir as pessoas usando a palavra “logomarca”, que apesar de existir no dicionário, é usada apenas no Brasil e não deixa de ser um pleonasmo, já que logo e marca são sinônimos de “significado”.

Para saber diferenciar os termos, é preciso ficar atento aos significados de cada item. Marca, vem do germânico “marka” e é traduzida como significado. Logo, vem do grego Logos que é traduzido como significado. E tipo, do grego “typos”, significa figura.

O símbolo é a figura ou desenho da marca, que pode ser abstrato ou figurativo, ou também expressar exatamente o significado ou serviço ofertado.

A marca é o nome de uma empresa ou produto e tem como objetivo identificar bens e serviços que cada um presta, além de diferenciar da concorrência.

as diferenças entre logotipo, marca e símbolo
Tendências em logotipos

O logotipo é a utilização de símbolos e letras para representar graficamente a marca através de um arranjo visual para que as empresas e organizações sejam reconhecidas pelo cliente.

Estes três itens fazem parte da identidade visual de cada empresa, inseridos também no branding (link para o post sobre branding) de cada empresa.

Agora ficou muito mais fácil entender os processos que fazem parte da criação visual de uma empresa, não?

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.