Várias letras juntas exemplificando escolha de fonte para logotipo

Comunicação visual: Que tipo de fonte usar para logotipo?

Quando o assunto é comunicação visual, o logo está entre os principais fatores. Mas mais do que simplesmente criar uma imagem para ser a representação da marca e ser pioneiro na comunicação visual da empresa, a criação do logotipo deve ser feita de maneira estratégica. Para isso, a utilização correta da fonte para o logotipo é fundamental. Nesse caso, confira no artigo de hoje como escolher o tipo de fonte e como ela influencia no seu negócio. 

Durante a elaboração do logotipo, muitos fatores estão envolvidos, como por exemplo as cores, as quais são extremamente importantes para a comunicação visual – para saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui. Entretanto, para além disso, a fonte do logotipo é tão importante quanto qualquer outro elemento, visto que essa pode enfatizar as vantagens da marca.

Significado das fontes no logotipo

Dedo apontando para um cérebro para exemplificar a psicologia das fontes e o efeito que as fontes causam na mente do ser humano

Diante disso, para saber que tipo de fonte usar para logotipo na montagem da comunicação visual, é preciso conhecer os estilos de fontes existentes e a mensagem que cada uma passa. 

Nesse sentido, as principais são as com serifa que comunicam confiabilidade e conforto, diferente das sem serifa que expressam novidade e aspiração. Já as fontes do tipo script transmitem elegância e pensamento criativo. Enquanto que as de estilo moderno representam determinação e as do tipo display expressam singularidade e simpatia. 

Dessa maneira, para saber que tipo de fonte usar para logotipo basta pensar que ela precisa passar simplicidade e a identidade da marca. Além disso, não utilize fontes pelo simples fato de estarem na moda ou então vários modelos de fontes diferentes, isso fará com que o público perca a confiança, além de deixar a logo feia. 

Logotipo da Coca-cola

Outros fatores que devem ser levados em consideração na escolha da fonte do logotipo para a comunicação visual da empresa, são o tipo de público que o local atende e qual a mensagem que a empresa pretende passar, ou seja, deve transmitir a personalidade do negócio. 

Caso apenas uma fonte não seja suficiente para montar o logotipo, você pode combinar duas fontes diferentes, de modo que uma delas seja a principal e a outra secundária. Mas lembre-se de contrastar as duas utilizando fontes complementares. 

Modelos de fontes 

Tabela com diferentes exemplos de fontes para logotipo

Em resumo, a escolha da fonte do logotipo vai depender do tipo de segmento que o comércio se encontra, o público que atende e a mensagem que deseja passar. Portanto, saber o que cada estilo de fonte representa é tão importante para a comunicação visual do negócio. 

Dessa maneira, algumas fontes que você pode estar se inspirando para criar o logotipo são: 

  • Aquatico;
  • Orborn;
  • Klasik;
  • Fontastique;
  • Maxwell;
  • Inzomniak;
  • Wonderful e 
  • Agne. 

Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o blog para mais assuntos como este. E lembre-se, ao buscar por trabalho de qualidade na criação da identidade da sua empresa conte com a 3D Comunicação Visual em Imbituva. 

 

Veja também:

Confira algumas dicas de como criar uma identidade visual