Quando o assunto é comunicação visual, o logo está entre os principais fatores. Mas mais do que simplesmente criar uma imagem para ser a representação da marca e ser pioneiro na comunicação visual da empresa, a criação do logotipo deve ser feita de maneira estratégica. Para isso, a utilização correta da fonte para o logotipo é fundamental. Nesse caso, confira no artigo de hoje como escolher o tipo de fonte e como ela influencia no seu negócio.
Durante a elaboração do logotipo, muitos fatores estão envolvidos, como por exemplo as cores, as quais são extremamente importantes para a comunicação visual – para saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui. Entretanto, para além disso, a fonte do logotipo é tão importante quanto qualquer outro elemento, visto que essa pode enfatizar as vantagens da marca.
Significado das fontes no logotipo
Diante disso, para saber que tipo de fonte usar para logotipo na montagem da comunicação visual, é preciso conhecer os estilos de fontes existentes e a mensagem que cada uma passa.
Nesse sentido, as principais são as com serifa que comunicam confiabilidade e conforto, diferente das sem serifa que expressam novidade e aspiração. Já as fontes do tipo script transmitem elegância e pensamento criativo. Enquanto que as de estilo moderno representam determinação e as do tipo display expressam singularidade e simpatia.
Dessa maneira, para saber que tipo de fonte usar para logotipo basta pensar que ela precisa passar simplicidade e a identidade da marca. Além disso, não utilize fontes pelo simples fato de estarem na moda ou então vários modelos de fontes diferentes, isso fará com que o público perca a confiança, além de deixar a logo feia.
Outros fatores que devem ser levados em consideração na escolha da fonte do logotipo para a comunicação visual da empresa, são o tipo de público que o local atende e qual a mensagem que a empresa pretende passar, ou seja, deve transmitir a personalidade do negócio.
Caso apenas uma fonte não seja suficiente para montar o logotipo, você pode combinar duas fontes diferentes, de modo que uma delas seja a principal e a outra secundária. Mas lembre-se de contrastar as duas utilizando fontes complementares.
Modelos de fontes
Em resumo, a escolha da fonte do logotipo vai depender do tipo de segmento que o comércio se encontra, o público que atende e a mensagem que deseja passar. Portanto, saber o que cada estilo de fonte representa é tão importante para a comunicação visual do negócio.
Dessa maneira, algumas fontes que você pode estar se inspirando para criar o logotipo são:
- Aquatico;
- Orborn;
- Klasik;
- Fontastique;
- Maxwell;
- Inzomniak;
- Wonderful e
- Agne.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o blog para mais assuntos como este. E lembre-se, ao buscar por trabalho de qualidade na criação da identidade da sua empresa conte com a 3D Comunicação Visual em Imbituva.
Veja também: