Motivação em tempos de crise: conheça as principais indicações. Foto fizkes - adobe

Motivação em tempos de crise: conheça as principais indicações

Não permita que a Covid-19 leve sua motivação. Por meio de hábitos simples é possível manter o ânimo e os negócios em alta. Saiba como:

Diversos fatores podem nos levar a uma situação de crise. O que é o caso da pandemia que estamos enfrentando atualmente.

Ao nos deparamos com essa nova realidade e seus efeitos, é comum, e até mesmo esperado, que nos sintamos desmotivados. Contudo, para mantermos nosso negócio em vigor, é essencial que nós, mesmo em tempo de crise, encontremos motivação.

Existem várias delas a serem elencadas e que precisam ser parte do seus dia a dia de agora em diante, caso já não sejam. Entre elas, temos:

Motivação em tempos de crise: conheça as principais indicações  

Tenha um propósito

Não se trata apenas dos objetivos e metas que a sua organização tem para o futuro.

A criação de propósitos pode ser crucial diante situações como essas ou diversas outras que aparecem ao longo da empreitada do empreendedorismo.

Por meio desses propósitos é que é possível manter-se motivado e confiante, lutando bravamente sob o que você acredita e sempre esperou ao iniciar seu negócio.  

É essencial manter os seus sonhos e ideais em mente para seguir com toda a força de que sua empresa, você e seus colaboradores necessitam.

Vivencie e celebre pequenas conquistas

Engana-se quem espera pelas grandes conquistas para celebrar, até mesmo porque, os grandes vencedores só reconheceram o sucesso porque comemoraram cada uma de suas vitórias. Por isso, todas as pequenas as conquistas devem ser vivenciadas com positivismo e alegria.

Pode ser a entrada de um novo cliente, uma venda, a criação do seu site ou a reformulação dele, a adoção de uma nova estratégia para sua marca, a criação do seu logotipo, uma nova parceria e assim por diante.

Ao deixar as pequenas conquistas de lado e dar ênfase aos pontos negativos que acontecem em seu negócio, muito provavelmente você desanimará com facilidade. Afinal, desafios são parte desse todo. Por isso, leve à risca o hábito de celebrar cada boa notícia.

Quanto mais intensamente você viver as pequenas vitórias da sua rotina como empreendedor, mais motivado você se manterá para fases como a que estamos vivendo e todas as outras.

Tenha objetivos bem desenhados a curto prazo, assim como você tem a longo.

Mesmo que a sua intenção seja transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa de renome, é essencial ter objetivos menores, a serem conquistados a curto prazo.

 Ao fazer isso você se sentirá mais motivado e engajado ao longo do caminho, tornando todos os seus grandes objetivos em uma escala mais simples e alcançável, por vivenciar parte disso aos poucos e a cada dia.

Compartilhe funções

A partilha de espaço, bastante recorrente em grandes empresas, bem como os populares coworking, tende a contribuir muito com a motivação dos profissionais.

 Os mesmos benefícios em dividir o espaço físico vivenciados antes da pandemia e conselho de recluso social, podem ser desfrutados por pessoas que sabem delegar funções e distribuir suas atividades, sempre que necessário.

Neste contexto, não só compreenderá que não está sozinho em seus desafios e inseguranças, como poderá encontrar, também, em brainstorming, soluções para questões que antes pareciam insolucionáveis ou mesmo que a resolução aparentava ser bastante complexa.

 Alguns profissionais acreditam que ser multitarefas é uma prática bastante benéfica. De fato, dar conta de diversas atividades pode parecer uma excelente qualidade no mercado de trabalho ou mesmo quando se tem a própria empresa. No entanto, é essencial saber reconhecer quando a não distribuição das tarefas começa a comprometer a qualidade da entrega das mesmas.

Tendo isso em vista, delegar não é apenas uma prática para obter bons resultados, mas também, para auxiliar na forma como você levará seu negócio e será no dia a dia. Uma pessoa mais leve, tranquila e organizada, que poderá usufruir da sensação de que tem o controle de tudo o que está fazendo e de que todas as coisas estão caminhando.

Trabalhe com ânimo e prazer!

Quanto mais realizado você se sentir em cumprir com sua atividade profissional, a possibilidade de chegar no objetivo que deseja será potencializada.

Bons profissionais e bem sucedidos têm paixão pelo que fazem e trabalham com um ânimo visível. Por isso, divertir-se na jornada.

Mesmo que as coisas tornem-se complexas, por vezes, encará-las de forma positiva tornará tudo mais leve, até que isso se torne um hábito e você se encontre sempre otimista para sobrepujar desafios.

Lembre-se sempre: Uma atitude positiva atrai melhores resultados.

Manter um pensamento positivo também é uma excelente forma de afastar problemas e encontrar soluções mais rapidamente.

Estude, ouça e observe o sucesso

É bastante comum observarmos as narrativas de sucesso em livros, podcasts, filmes e artigos na internet.

Obter acesso a esse tipo de matéria é bastante simples e tende a contribuir para quem possui objetivos semelhantes aos retratados.

Conheça as histórias de quem vivenciou dias e longas fases desafiadoras e as superou, desenvolvendo grandes empresas de sucesso. Isto fomentará seu desejo de alcançar o mesmo e relembrar como é possível, tendo em vista dificuldades enfrentadas que, muitas vezes, foram maiores ou semelhantes às suas.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário conosco aqui embaixo!

Já coloca alguma dessas observações em prática e reconhece o resultado que trazem em seu dia a dia?

Compartilhe conosco e com nossos demais espectadores para que outras pessoas reconheçam e possam colocar esse hábito em suas rotinas para manter o otimismo e os negócios adiante mesmo em tempos de crise. 

 

 

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.