Outdoor em branco colocado na cidade para fazer a comunicação visual

Saiba a diferença entre frontlight e backlight

O frontlight e o backlight são estruturas de lonas utilizadas para fachadas, placas, outdoor e banners com o objetivo de divulgar a marca, produto ou serviço de uma empresa. E você sabe a diferença entre eles?

Expostos em áreas externas, os frontlight e os backlights são formas de atingir um impacto visual bem interessantes, pois eles passam a mensagem que a empresa quer transmitir para as pessoas. 

Mas qual a diferença entre os dois modelos? Conhecer essa diferença é fundamental para decidir onde investir na comunicação visual da sua marca.
Cada um deles possui características próprias e propostas diferentes. São características que vão desde o tamanho ao material utilizado, que podem variar entre lona, papel e estruturas metálicas.

Nesse artigo vamos conhecer as diferenças do frontlight e do backlight para você poder escolher a melhor opção.

Diferença entre frontlight e backlight

Qualquer um dos dois podem ser usados de várias formas, seja em ações de marketing, promocionais, divulgação de algum produto ou serviço, feiras ou apresentações.

Geralmente são painéis bem versáteis e de alta qualidade, podendo ser aplicado em diferentes estruturas, mas normalmente, eles são colocados nas áreas externas.

A principal diferença entre eles está relacionada à luz, como o próprio nome diz. O frontlight traz a sua iluminação na frente e o backlight, atrás.

Frontlight


Trata-se de um painel com estrutura metálica onde é preso a propaganda, ou o que quer ser comunicado. A iluminação nesse caso é externa e frontal, o que caracteriza o frontlight. 

Os tamanhos padrões são 6x3m e 3,5 x 5,5m, mas também é possível escolher outro tamanho e formato para adequar ao local que será instalado, de acordo com a necessidade e preferência.

Backlight

Ele também é feito com uma lona e preso em uma estrutura metálica, mas a sua lona é produzida com material translúcido com a propaganda impressa. No caso do backlight, a iluminação é instalada por dentro da estrutura, atrás da lona.

Um exemplo bem conhecido são aquelas propagandas instaladas nos pontos de ônibus. Nesses casos, são usados papel alta alvura de 150gm2 em impressão 4/3 cores.

Vantagens de investir no frontlight e no backlight

Existem muitas vantagens em investir nesse tipo de mídia, mas a mais importante é a de agregar valor à sua marca. Além do valor, vamos citar mais algumas:

– alta qualidade na parte de iluminação;

– fixação e valorização da sua marca;

– durabilidade na sua publicidade para ter mais eficácia;

– baixo consumo de energia;

– pode ser feito em diversos tamanhos;

– tem um grande impacto visual;

– irá aumentar a exposição da marca;

Painel luminoso, empenas, triedo e outdoors

Além dos frontlights e dos backlights, existem outras formas bem parecidas de comunicação, que muitas vezes podem confundir. Para esclarecer, vamos falar um pouquinho de cada um deles. 

Como já sabemos o que são os fronts e os backlight, vamos especificar um pouquinho os outros.


Painel luminoso

São aqueles colocados em prédios e fachadas que são muito usados em projetos de sinalização das empresas, para deixar claro que naquele ponto está determinada marca.

Geralmente os painéis luminosos são procurados para comunicação visual mais direta, para sinalizar às pessoas o local da empresa com mais facilidade e rapidez. 

A grande vantagem é que eles chamam a atenção à noite também, pois as luzes fazem a diferença principalmente em locais em que circulam muitas pessoas durante a noite.

O painel luminoso possui uma estrutura de backlight, mas também são encontrados em formas de frontlights.

Empenas

São estruturas bem grandes para a veiculação de propaganda em edifícios na parte que não possui janelas, as conhecidas paredes cegas.

No início elas eram pintadas à mão, mas hoje em dia já tem as artes impressas em lonas e iluminadas na parte frontal.

É preciso estar por dentro das leis municipais, pois existem cidades que proíbem esse tipo de propaganda, pois alegam que cria uma poluição visual.

Triedo


O triedo também é um painel com iluminação frontal, porém conta com uma estrutura onde encaixa três peças triangulares que giram a cada 7 segundo através de um mecanismo automatizado. Em cada uma das faces são colocados uma parte da arte do anúncio.

A desvantagem desse tipo de material é que pode surgir pequenas aberturas entre as peças e atrapalhar a leitura ou o que a mensagem que a empresa quer passar. Com o avanço da tecnologia, os triedos estão sendo substituídos por painéis eletrônicos.

Outdoors

A tradução em português de outdoor é propaganda ao ar livre e é considerada uma mídia externa de alta visibilidade. A grande sacada para esse tipo de propaganda é instalar em um local estratégico, como ruas e avenidas bem movimentadas.

Normalmente os outdoors são produzidos na medida 9 x 3 metros para poder chamar a atenção de pedestres e motoristas. O ideal é que ela seja renovada de  14 em 14 dias, principalmente se estamos falando de anúncios sazonais que têm curto período de tempo de campanha.

É melhor evitar as impressões em papel, pois como fica na chuva corre o risco de rasgar e perder a nitidez.

Para escolher o local certo para o seu outdoor, assim como as outras peças citadas nesse artigo, é interessante fazer uma análise do fluxo de veículos que transitam no local e verificar se não tem poste, fios ou alguma árvore atrapalhando o caminho

Como escolher a melhor forma de se comunicar?

Na hora de anunciar seu produto e serviço é preciso pensar a estratégia dessa divulgação, não é apenas escolher um frontlight ou um backlight é preciso criar um plano de divulgação para alcançar as pessoas certas. 

Conhecer a diferença entre essas ferramentas publicitárias é bem importante e na hora de produzir fale com a 3D Comunicação Visual, pois ela tem a competência de entregar um trabalho bem-feito e que irá ajudar a chegar no seu principal objetivo que é o de impactar seu cliente de forma positiva.

Veja também:

Como usar as cores na fachada