Saiba como a comunicação empresarial pode alavancar o seu negócio

Em nosso último post, você pode pôde conhecer um pouco mais sobre a comunicação empresarial interna e sua importância em uma organização.

No post de hoje, saiba como aumentar a produtividade de sua empresa através da comunicação e ainda como melhorar o relacionamento entre as pessoas.

+ Totem no ponto de venda: atração certa de novos clientes!

+ Saiba o que é identidade visual e qual é a sua relevância para um negócio de sucesso 

A comunicação empresarial aumenta a produtividade

Quando um colaborador está engajado, é natural que ele se empenhe mais em contribuir com a organização.

Por meio da comunicação empresarial adequada, cada funcionário passa a compreender de forma efetiva seu papel na instituição, bem como a importância e impacto que seu trabalho tem nos resultados.

Isso contribui com que os profissionais conheçam o quanto precisam produzir para que o todo seja favorecido. Como resultado, a tendência é de que a produtividade aumente.  

Diminui a rotatividade de funcionários

Entender as noções de produtividade e relevância que a comunicação possuí, também pode contribuir com o tempo de permanência dos colaboradores na organização.

Funcionários motivados e que têm reconhecimento em seu ambiente de trabalho tendem a ser muito mais felizes e, com isso, possuem muito menos motivos para sair da empresa.

Favorece a integração de novos colaboradores

Se um funcionário recém contratado é inteirado da história da empresa, sabendo com clareza quais serão suas funções, remuneração, potencial de crescimento e além de tudo é bem recebido pelos demais colegas, a probabilidade de ele sentir se integrado será enorme. 

Com uma comunicação adequada é possível agregar à empresa um clima organizacional mais interativo e amigável.

Conversar com as novatos faz com que se sintam mais à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximar das outras pessoas.

Beneficia um clima positivo para a organizacional

Se você já esteve na posição de empregado, sabe muito bem como é desmotivador estar em um ambiente de trabalho onde as pessoas não interagem entre si com naturalidade.

Esse ponto também é estimulado através da comunicação, fazendo com que membros de uma organização desenvolvam boa convivência e, consequentemente, a colaboratividade.

Com um maior envolvimento entre colaboradores, o time é fortalecido, contribuindo assim com um clima mais leve e produtivo na empresa.

Diminui as consequências de crises financeiras

Ao enfrentar uma fase difícil e compartilhar a situação com os funcionários de forma transparente, além das estratégias pensadas para sobrepujar essa fase, é possível reforçar a importância que cada um possui na organização.

Essa iniciativa estimular a união entre os colaboradores por um mesmo propósito.

Ao tomar para si a responsabilidade de passar por um crise, o funcionário a enfrentará com maior otimismo e foco em seu papel para o restabelecimento da  empresa.

Importante: Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa, insatisfeito com o ambiente de trabalho ou desprestigiado.

Dica: Se houver um canal em que os colaboradores possam deixar suas sugestões de melhorias para a empresa e receber um feedback, as chances de soluções efetivas aparecerem serão maiores.

Minimiza intrigas e informações irrelevantes para o ambiente de trabalho

Fofocas, mal entendidos e rumores são algumas das características que melhor descrevem uma organização incapaz de gerar resultados realmente efetivos ou passar por crises.

Esse tipo de situação, acaba com o ambiente saudável de uma organização e, como consequência, desmotiva quem está nele.

Geralmente, isso ocorre devido a informações desencontradas ou omitidas dos funcionários.

Tarefas e informações mal distribuídas a equipe também geram esses problemas, propiciando desentendimentos e falta de respeito à hierarquia da empresa.

O ideal é manter o jogo sempre limpo!

Ao não ter certeza sobre uma informação, o ideal é que ela não chegue até os funcionários. 

Do contrário, se algo grave ou significativo ocorrer, é essencial que eles estejam inteirados da questão.  

Com mudanças simples e implementação da comunicação empresarial interna adequada é possível conduzir uma empresa otimista, com bons e fiéis colaboradores, que estão constantemente engajados em todas as questões da organização.

Gostou dessas dicas? Compartilhe sua opinião conosco.

E não se esqueça, ao sinalizar, customizar e melhorar a comunicação interna, frotas e espaços físicos da sua organização, conte com a qualidade e experiência da 3D Comunicação Visual!

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.