Saiba como escolher o nome certo para sua empresa

Definir um nome atrativo e ao mesmo tempo eficiente para a nova empresa é uma característica essencial para que sua marca seja lembrada por consumidores. Entretanto, chegar a um bom nome pode não ser uma tarefa simples. Pior ainda é usar algo internacional, que possua mais de um significado e que, em outro idioma, possa estar relacionado a algo negativo ou contrário ao que sua marca propõe.

Veja também: A importância e vantagens de se investir em um outdoor 

O nome da empresa representa a identidade do negócio e diz respeito a uma característica permanente, que durará “para sempre”. Por isso, é tão importante analisar as diversas opções até que se tenha chegado a melhor escolha. Dada a relevância dessa definição, preparamos hoje 9 dicas infalíveis para te ajudar a escolher um nome assertivo para sua marca. Acompanhe agora cada uma delas:

1.Clareza e objetividade

É importante ser claro tanto em relação a fonética da palavra, quanto a sensação que o nome da sua marca propõe. Essas características devem refletir exatamente o que sua marca é.

Por exemplo: um nome como “Miau” sugere algo relacionado à animais. Logo, não é uma boa opção para um negócio de contabilidade, por exemplo. Esse nome seria extremamente confuso e descrédito. O ideal seria que uma empresa desse ramo, adotasse um nome relacionado a numerais, documentos, planilhas ou livros, por exemplo.

2. Identidade da marca

Além de claro e objetivo, o nome escolhido para sua marca necessita ser explicativo, transmitindo os objetivos, ideais e crenças  da marca. Entretanto, isso não quer dizer que você precisa empregar um nome literal a respeito do serviço ou produto que pretende oferecer para sua marca. Porém, o nome escolhido deve conter a essência e benefícios que a marca tem a oferecer para os clientes.

Veja mais: Saiba o que NÃO fazer no design da sua loja física 

3. Simples e de fácil memorização

Dê para sua marca um nome fácil de ser assimilado e lembrado. De maneira geral, o cérebro humano não costuma guardar nomes com grande facilidade. Por conta disso, sua empresa deve empregar um nome fácil de ser lembrado e que ainda remeta instantaneamente uma sensação ou atitude ao cérebro humano.

Escolha um nome curto, fluído, objetivo, de preferência único e que lembre algo que as pessoas já tenham familiaridade.

4. Facilidade ao soletrar

Fuja de nomes com variáveis de outras palavras e/ou com adição de letras como w, k ou y. Esse tipo de característica só serve para dificultar a memorização, encontro e o soletrar da palavra. Vale utilizar essas letras apenas em nomes totalmente novos e criados do zero por você.

5. Mantenha-se antenado

Se o seu público-alvo está sempre de olho nas tendências, é importante que o nome do seu negócio remeta a novidade. Entretanto, é necessário vislumbrar o nome escolhido para daqui 5 e 10 anos. É preciso que ele ainda faça sentido com o passar do tempo. Também é importante  que você efetue uma busca pela internet para conferir se o domínio escolhido ainda está disponível para a criação de lojas virtuais ou sites institucionais.

E mais: Saiba o que é identidade visual e qual sua importância em um negócio  

6. Foco no público-alvo

O nome escolhido deve ser apelativo e atraente para o seu público alvo. Para encontrar o nome perfeito, é necessário entender a linguagem utilizada pelo seu público, para que que ele seja alcançado com eficiência. Qual a idade de seu público? Qual é o estilo dessas pessoas? Do que elas gostam? Qual é o salário e nível de instrução que possuem?

7. Não adote nomes de pessoas

O nome de uma empresa precisa ser algo único, muito maior que a representação do seu nome, pois deverá atravessar gerações. Tirando Walt Disney, não é comum que uma marca contendo o nome de uma pessoa tenha perdurado por muito tempo no mercado. 

8. Seja original

Cada vez que uma empresa nova entra no mercado, ela compete com muitas outras. Caso você erre, muito provavelmente enfrentará dificuldades, pois são as particularidades de uma empresa que reforçam sua marca e identidade.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar nosso blog para conhecer muitas mais. 

Compartilhe com seus amigos e familiares que também estão iniciando um novo negócio, para que eles façam a escolha mais assertiva possível baseada nessas informações.

A 3D Comunicação Visual conta com todo o aporte que seu negócio precisa para alcançar o sucesso que você deseja. Ao desenvolver uma nova ideia, contate-nos!

COVID-19

Sabemos que o país está passando por uma situação que exige cuidado e cautela. Seguimos com nossas atividades, mas redobramos a atenção com o protocolo de higienização, de acordo com a OMS, para garantir que tudo saia como você planejou para o seu negócio.  Vamos superar o cenário atual e estamos sempre prontos para produzir!

Continue ligado nas nossas redes para mais informações.