Por ser um produto muito versátil, o ACM está em alta nos últimos anos. Então, que tal conhecer todos os tipos de ACM presente no mercado?
Lâminas grossas, finas, com pintura diferenciada ou não, usando efeito 3D ou não e iluminação são algumas das diferenças que podem ser encontradas nos projetos de ACM.
Isso mesmo, você precisa saber que não existe somente um tipo de ACM sendo produzido e, por isso, você deve conhecer todos os tipos presentes e como eles se encaixam nos projetos.
Desse modo, você poderá escolher o que melhor se adapta para o seu projeto, transformando o sonho em uma realidade.
Então, escolhendo da forma correta, você conseguirá ver o seu ACM sendo usado de forma certa e tendo o melhor aproveitamento do seu ACM.
Além disso, as escolhas corretas podem ajudar a levar a vida útil de sua lâmina de ACM por mais tempo.
Então, se você quer aprender sobre os diferentes tipos de ACM e os usos que ele pode ter, esse artigo é para você.
O que é o ACM?
O ACM (Aluminium Composite Material), que também é conhecido como alumínio composto, é um tipo de placa formado por duas chapas de alumínio e uma de polietileno de baixa intensidade no meio.
E, pela sua composição, ele é um material muito conhecido no mercado, já que é leve mas altamente resistente.
Sendo muito versátil, o ACM é adaptado para diversos usos diferentes dentro da comunicação social. Fachadas, placas, totens e outros itens de comunicação visual podem ser exemplos de usos.
Além disso, o uso não precisa ser apenas em itens externos, já que pode ser utilizado na parte interna de lojas, shoppings e pontos de vendas – como farmácias e mercados.
Então, digamos que o ACM é o coringa da comunicação visual. Isso se dá muito pelo fato das chapas poderem ser moldadas de diferentes formas, tendo cores diversas para uso e acabamentos diferentes.
Por esse motivo que o ACM tem sido o queridinho da comunicação visual, trazendo diversos projetos e de maneiras diferentes.
Quais as vantagens de se usar o ACM?
Como supracitado, o ACM pode ser moldado de diferentes modos para serem usados em diversas possibilidades.
Assim, desde projetos que envolvem curvas e círculos, podendo ser adaptado para os mais diferentes projetos.
Além disso, as chapas de ACM são altamente resistentes ao tempo e tem uma durabilidade muito grande – se usadas da maneira correta.
E, para quem quer escolher um material sustentável, o ACM é a melhor opção, indiferente do tipo que ele for.
Então, se você pretende ter uma escolha versátil, com uma paleta de cores muito grande – podendo até mesmo gerar cores novas e exclusivas -, com uma manutenção e limpeza simples, o ACM é a sua escolha.
Por isso, a escolha do ACM em seu projeto é uma escolha assertiva, já que além da beleza e do conforto termoacústico, você terá muitas outras vantagens.
E quais os tipos de ACM que existem?
São vários os tipos de ACM que podem ser encontrados no mercado, sendo até que alguns podem ser usados para certos projetos e outros não sendo tão recomendados.
Isso se dá pelo tipo de pintura utilizado, espessura das chapas e até mesmo o tamanho delas.
Afinal, é comum que chapas de ACM sejam pré-fabricadas, sendo adaptadas – quando possível – para projetos diferentes. Por exemplo, é comum que uma chapa seja dividida para ser adaptada em um espaço menor do que o tamanho dela.
Então, as chapas de ACM podem ser divididas por espessuras, tipos de pinturas e atributos do polietileno.
Agora iremos mostrar como cada uma pode ser dividida.
Tipos de ACM por atributos de polietileno
Como supracitado, na composição do ACM existe um núcleo de polietileno. Esse elemento pode variar de uma chapa para outra e, por isso, varia nos tipos de ACM.
Existem os tipos convencionais, de núcleo mineral – que apresentam maior resistência à chamas -, quebráveis e até mesmo os inquebráveis – suas lâminas de alumínio até podem fissurar, mas a chapa não quebra.
Porém, é necessário lembrar sempre que, diferente do aluminío, o polietileno não é infinitamente reciclável. Assim, se o polietileno for muito reutilizado ele tende a ter menor qualidade, podendo apresentar fissuras em sua dobra.
Tipos de ACM por dimensão
As chapas de ACM podem ser diferenciadas por dimensão. Ou seja, não somente largura e comprimento, mas também a espessura das chapas.
Isso porque a característica e modo de ser usado da chapa altera conforme a sua espessura, já que projetos que necessitam de maior durabilidade, com maior área de revestimento e um período maior para trocar as chapas, é recomendado o uso de chapas mais grossas.
Essas lâminas mais grossas conseguem aguentar ventos e chuva por mais tempo, então, é o recomendado se você deseja utilizá-las em fachadas de shoppings ou lojas grandes.
Já as chapas mais finas são recomendadas para peças promocionais ou de menor durabilidade, além de serem melhor utilizadas em interiores.
Tipos de ACM conforme sua pintura
Mais uma vez, basicamente, são apenas duas variações de pintura do ACM. Ambas protegem as chapas e dão um belo efeito. Contudo, existem diferenças entre elas.
Existe um tipo de pintura que é à base de PVDF (fluoreto de polivinilideno), que é conhecida como Kynar, oferece uma uniformidade de qualidade para cor por um período maior, tendo mais resistência e mais elevada à ação de agentes externos.
Já a pintura à base de poliéster tende a apresentar menor resistência e durabilidade, fazendo com que as chapas de ACM sejam mais baratas. Por isso, o seu uso é indicado para áreas internas. Contudo, eles podem ser usados em espaços externos, mas é necessário saber que a luz do sol impacta diretamente em sua durabilidade.
Se você pretende realizar um projeto com qualquer um dos vários tipos de ACM, venha para a 3D Comunicação Visual. Aqui temos os melhores profissionais para criar um projeto perfeito para você e te auxiliar a escolher as melhores chapas de ACM para você.
Veja mais: