Dentro da comunicação visual existem diversos elementos que auxiliam na criação da identidade visual de determinada marca. Entretanto, do mesmo modo que pode ajudar, não usar esses recursos estrategicamente pode ser prejudicial para o negócio. No caso do toldo, por exemplo, existe um modelo que se encaixa melhor para cada situação.
Portanto, para saber quais são os tipos de toldos existentes, qual a função que desempenham e como aplicá-los dentro dos padrões da comunicação visual, é só conferir o artigo de hoje!
O que são toldos?

Antes de conhecer cada um dos modelos de toldos, vamos entender do que se trata esse material, certo?
De maneira bem simples e objetiva, toldo nada mais é do que um acessório usado, geralmente, na área externa de um comércio. Porém, também pode ser aplicado em residências.
Diante disso, a função principal do toldo é evitar que chuva e raios solares entrem no imóvel. Entretanto, quando se trata de comunicação visual e/ou identidade de um negócio, o toldo também cumpre um papel fundamental, sendo este o assunto de hoje.
Modelos e materiais dos toldos
Por cumprir essas funções, o toldo é um material muito versátil. Isto é, possui diversos modelos em diferentes estilos e cores para se adequar melhor a cada projeto.
Nesse sentido, os primeiros modelos de toldo são os de lona de PVC e acrílicas. Esses dois materiais são fáceis de limpar, possuem boa resistência, isolamento térmico e custo-benefício.

A segunda opção é o toldo feito de lona de vinil plástico e principalmente, incolor para não bloquear totalmente a entrada de luz natural.
Por fim, outro material muito utilizado na montagem de toldos é o policarbonato. Diferente dos outros, esse é mais rígido, podendo ser usado em estruturas curvas. Além disso, permite a passagem de luz através dele.

Outros materiais também utilizados na fabricação de toldos são algodão, poliéster, fibra de vidro e tela microperfurada.
Agora, com relação aos tipos e modelagens existentes de toldo, pode-se citar os seguintes:
- fixo;
- embutido ou articulado;
- retrátil;
- capô;
- vertical tipo cortina;
- piramidal;
- pergolado;
- capota;
- específico para porta;
- específico para janela;
- para varanda;
- na garagem.
Todos cumprem o mesmo papel, isso é fato, porém cada um vai apresentar um estilo diferente, tornando-os únicos e servindo para compor um projeto em específico.
Toldo e a comunicação visual

Como dito anteriormente, os toldos podem ser usados em espaços comerciais. Mas para que tenha uma real função, além de controlar a luminosidade e a chuva, o toldo precisa ser usado estrategicamente.
Nesse caso, o primeiro passo é entender que o toldo precisa atrair os clientes tanto quanto a própria fachada do comércio, mas claro, sem destoar das cores e identidade do negócio.
Em seguida, deve-se escolher o toldo ideal. Os melhores modelos para as áreas comerciais são os retráteis, sanfonados, enroláveis, com braços articulados, capota e fixos. Além disso, decidir se o toldo terá algo escrito também é fundamental. Neste caso, adicionar um letreiro no material é uma ótima opção.
Por fim, escolha o toldo que mais combina com a fachada do comércio, bem como o material que mais agrada visualmente os consumidores e que trará as funcionalidades necessárias para o seu negócio.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o nosso blog para mais assuntos como este. E não esqueça, se precisar de uma empresa especializada em comunicação visual em Imbituva para a criação do toldo para o seu negócio, entre em contato com a 3D Comunicação.
Veja também: