Exemplo de psicologia das cores mostrando como a cor trabalha no cérebro do indivíduo e consequentemente a sua importância para a comunicação visual

Uso da teoria das cores na comunicação visual

Você sabia que ao usar a teoria das cores na comunicação visual você pode atrair mais clientes, se destacando de seus concorrentes e alinhando a estratégia de sua marca com as cores, mostrando até mesmo o ramo em que você trabalha.

Afinal, existem combinações de cores que remetem a algum tipo de serviço do cotidiano das pessoas, como o ramo alimentício, área de saúde ou até mesmo a parte esportiva.

Assim, você pode avaliar o uso da teoria das cores pode ser o seu melhor amigo para aumentar as vendas, além de se destacar de clientes.

Por isso, antes de escolher as cores que representam sua marca, seu negócio ou sua loja, é necessário que você dê uma pequena atenção à teoria das cores.

Então, se você quer entender melhor como a teoria das cores funciona na comunicação visual e como isso pode ajudar o seu negócio a deslanchar, esse artigo é para você!

O que é a teoria das cores?

A teoria das cores, ou psicologia das cores, é um estudo que comprova que as cores influenciam – positivamente ou negativamente – as emoções no cérebro da pessoa.

Desse modo, a escolha de cores pode acalmar, estimular e até mesmo trazer a sensação de prazer. 

Esse estudo começou a ser desenvolvido pelo poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe que, em 1810, começou a analisar a influência das cores no cérebro humano.

Ele defendia que as sensações que as cores despertam em nós surgem na nossa mente e são lapidadas, ou estimuladas, por nosso cérebro. Assim, a visão e a percepção humana são estimuladas para construir uma sensação nova.

Até hoje esse estudo é elaborado por diversas pessoas, existindo até mesmo pesquisas que montam ambientes exatamente iguais, com os mesmos móveis e a mesma decoração, apenas com cores diferentes.

Esse estudo mostrou que, pessoas em uma sala com tons vermelhos se sentiram mais agitadas e ansiosas. Porém, as pessoas no quarto com tons de azul, se sentiram calmas e relaxadas.

Ou seja, apenas a mudança de cores de um cômodo para o outro afetou em como cada pessoa se sentia em relação ao ambiente.

E como a teoria das cores impacta a comunicação visual?

Bem, como você pode imaginar, esse estímulo criado pelas cores podem ajudar nas vendas.

E isso pode vir de dois modos: a padronização de uma cor de marca ou a utilização das cores para mostrar em que área o seu produto – ou marca – trabalha.

Então, levando em conta a teoria das cores, você tem duas opções para trabalhar com as cores em sua marca: fortalecimento de marca por meio das cores padrões ou a criação de uma marca forte por cores.

Além disso, o uso de cores quentes e frias também alteram o entendimento de como as pessoas vão reagir a sua marca.

Assim, é necessário que você saiba que informações quer passar e como quer ser lembrado por seu cliente.

Então, entenda as diferenças de como cada tipo de cor pode interferir na visualização da sua marca.

Cores quentes

As cores quentes são as que se aproximam dos tons de vermelho. Por isso, elas estimulam a sensação de calor, aproximação e euforia.

Na área das vendas, elas estimulam decisões rápidas e compras com baixo envolvimento, como produtos de baixo valor ou comprados frequentementes.

Cores frias

As cores frias são aquelas que puxam a tonalidade para o azul, violeta ou verde. Elas são calmantes e quase melancólicas, sendo usadas como cores indiferentes e formais. 

Durante a venda, as cores frias são usadas para estimular os clientes a comprarem algo com tempo para tomar decisões, como compras de valores maiores e alta índice de envolvimento.

E o que cada cor indica?

Como supracitado, as cores podem trazer percepções diferentes para cada momento, auxiliando nas escolhas e na velocidade de que você receberá esse estímulo para escolhas e compras.

Assim, conheça o que as cores podem indicar:

  • vermelho: chama atenção, traz ousadia e poder;
  • laranja: deixa as pessoas confiantes, estimulando a criatividade e comunicação;
  • azul claro: relaxa e acalma.
  • roxo: é a cor que mais estimula musicalidade, artes e ideias nobres;
  • branco: é usado para realçar outras cores;
  • preto: é imponente quando somado com outras cores;
  • verde: é a cor do equilíbrio, ajuda a reduzir o stress;
  • amarelo: ativa a mente e deixa as pessoas alertas;
  • azul: passa a sensação de seriedade.

Como aplicar a teoria das cores na comunicação visual?

Então, você provavelmente após ler tudo sobre como as cores impactam em nossas sensações deve estar pensando em como realmente pode aplicar a teoria das cores na comunicação visual.

Por isso, agora faremos uma pequena explicação de como você pode se aproveitar disso. Para ajudar em seu negócio e, até mesmo, na escolha dos seus clientes.

Assim, primeiro é necessário que você reflita um pouco sobre o seu público alvo. Isso porque, por exemplo, jovens gostam de cores mais fortes e quentes, de preferência.

Outro ponto a ser repensado é o objetivo da sua comunicação. Se você pretende ser uma empresa com uma imagem “séria”, é comum que aposte em cores mais sóbrias, como cinzas, azul, preto e bordô.

Agora, se você pretende ter uma comunicação chamando mais atenção e mais “divertida”, precisa apostar em cores como vermelho e amarelo. Porém, é necessário perceber se a sua indicação não terá um entendimento errado do seu público.

Se você pretende usar a teoria das cores em sua fachada, indicando para todos o que sua marca é e como ela trabalha, venha já para a 3D Comunicação. Aqui estamos preparados para ajudar você a escolher a melhor opção para combinar com sua marca e produtos.

Veja mais:

Você conhece os tipos de ACM no mercado?